PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de agosto de 2014

TEMPLO DE SALOMÃO

ANO LXXII - Domingo, 31 de agosto de 2014 - Nº 3592

TEMPLO DE SALOMÃO

O templo de Salomão no Antigo Testamento foi considerado uma das maravilhas do Mundo Antigo e tem, ao longo dos anos, fascinado muita gente por sua beleza e significado religioso. Parte da maçonaria, por exemplo, insiste em afirmar seus vínculos com esse edifício, e seus templos onde funcionam as lojas buscam guardar as estruturas do antigo templo salomônico. 

Antes de escrever este pequeno texto, procurei ver se o que me movia não era a inveja, despeito, frustração ou algum sentimento menor. Não fui movido por tais formas de sentir. Posso, com tranquilidade, emitir minha opinião sobre a construção gigantesca feita em São Paulo a que se deu o nome de Templo de Salomão. 

Começo pelo nome. O templo não é de Salomão, é da Igreja Universal (ou de seu dono Edir Macedo). O templo construído por Salomão foi único e nenhum outro ocupará seu lugar. O segundo templo (iniciado por Zorobabel e concluído por Herodes) era chamado “Segundo Templo” ou, Templo de Herodes. Assim, a designação é uma usurpação do nome dado à construção erigida por Salomão nos dias de seu reinado. 

Continuo a questionar com relação ao propósito. O templo de Salomão era para oferecer sacrifícios pelos pecados. Que sentido tem hoje, para o cristão, ter um “outro templo de Salomão”? Oferecer sacrifícios de animais? Tal situação é simplesmente insustentável e despropositada. Talvez o propósito seja demonstração de poder (mais apropriada), pois é o maior templo do Brasil, superando a Basílica de Aparecida do Norte. É a competição/concorrência para demonstrar quem tem mais poder, força, controle ou algo do gênero. Trata-se de ostentação constrangedora. Foram investidos cerca de 700 milhões de reais (declarados) no empreendimento. Quantos poderiam ser beneficiados com tal valor. Hospital, creches, casa para idosos, e outros investimentos. 

Quanto ao templo em Jerusalém (Salomão ou Herodes) sabemos que Deus não “habita em casa feita por mãos humanas” (Atos 7:48), Ele permitiu a destruição do primeiro (por causa da soberba) e Jesus disse com relação ao segundo templo: “Não ficará pedra sobre pedra” (Mt.24:2), isso devido ao uso impróprio e já desnecessário do templo. A arca do concerto ou da aliança não diz mais nada a nós, pois estamos hoje sob uma “nova aliança” no sangue do Cordeiro. A arca desapareceu, a presença de Deus entre nós não se representa mais em um objeto, mas se faz pela Pessoa divina do Espírito Santo de Deus. Mais que em catedrais, basílicas e templos suntuosos a habitação de Deus se faz no “coração contrito e compungido” pois a esses “não desprezarás, ó Deus” (Sl.51:17 ; Is.57:15). 

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.