PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 7 de setembro de 2014

ARRUDA, BRASÍLIA E DENTADURA

ANO LXXII - Domingo, 07 de setembro de 2014 - Nº 3593

ARRUDA, BRASÍLIA E DENTADURA

Tempos de eleição em nosso país. Mais uma vez somos colocados frente a candidatos a cargos eletivos, seja no Executivo ou no Legislativo. Alguns rostos novos, mas a maioria já velhos conhecidos do eleitorado, com suas propostas audaciosas e arrojadas, mas com realizações tímidas e acanhadas. 

Temos três exemplos que citei acima. Um vem da candidatura ao governo do Distrito Federal em que concorre o senhor Arruda. Escândalos ligados ao seu nome, fraude de votação no painel, choro teatral e depois de processado e condenado, aí está novamente e com chances de vencer (está na frente nas pesquisas), mesmo com restrições (impugnação) de sua candidatura pelo TSE, ainda que haja alguns recursos a serem usados (país dos recursos, mas esse é outro assunto). É lamentável, mas é o povo que vota. O Pelé falou algo sobre isso e foi muito hostilizado. O outro exemplo nos apresenta não a capital do Brasil, mas um carro chamado Brasília. Esse é fruto do candidato à reeleição; senhor “Tiririca”, não sei o nome desse senhor (é minha falha e não dele). Ele diz que para ser candidato precisa conhecer Brasília, e apresenta o carro chamado Brasília. É muito engraçado. Mas, política (administração da “polis”) é algo sério. Será que ele sabe o que seja “polis?”. Obteve uma votação estrondosa e agora se apresenta à reeleição. Claro que não fez quase nada. Mas foi um dos mais presentes às sessões da Câmara. Talvez não tivesse outra ocupação, não tivesse base eleitoral a visitar e nem coisa produtiva em que empregar seu tempo. Quem traria o deputado para uma palestra? Quem gostaria de ouvi-lo sobre as questões sérias que afligem o Estado? Será que ele sabe distinguir Estado de estado? Mas, é candidato engraçado e com possibilidades de reeleição, devendo fazer ou votar as leis para nós cumprirmos. O último dos três exemplos diz respeito à pergunta que seria feita à presidente atual, mas ela não compareceu à entrevista ao Jornal da Globo. A pergunta seria (próximo disso): a senhora não entende ser inadequado dar dentes postiços (dentadura) a alguém e logo a seguir colocá-la em seu programa de propaganda eleitoral? Como não compareceu a pergunta ficou sem resposta. Mas, fica claro o modo antigo de assistencialismo barato na “captação” (na verdade compra) de votos com a doação (troca) de voto por cesta básica, sapatos, dentaduras, etc. Além de programas assistencialistas de alcance e efetividade questionáveis, deparamo-nos com essa forma menor e pequena de se buscar o voto, a estrutura da troca. 

Há outros casos que nos trazem tristeza ao vermos o programa eleitoral gratuito. Mas, esses três citados servem para ilustrar grande parte desse nosso universo de candidatos a cargos eletivos para nosso legislativo e executivo. A necessidade de cuidado, critério, avaliação e oração é muito grande. Que tenhamos esse zelo e que escolhamos com base na vida e realizações dos candidatos não em sua fala e propaganda. Escolha aquele que você entende ser o melhor, e não o que você pensa que irá ganhar. 

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.