PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de agosto de 2014

QUANTA TRISTEZA

ANO LXXII - Domingo, 24 de agosto de 2014 - Nº 3591

QUANTA TRISTEZA

Ao lermos as notícias, ouvi-las ou vê-las, ficamos estupefatos e profundamente angustiados com tanta dor, aflição, flagelo, choro e desespero em várias partes do mundo. 

Refiro-me, entre outras, a três situações profundamente perturbadoras e que trazem a nós profunda tristeza e motivam as lágrimas: as mortes em Gaza e Israel, as perseguições religiosas no Iraque e região e a epidemia de ebola em países africanos. 

Não entro no mérito da situação em Israel. É uma questão política que remonta aos anos de 1948. Não se trata de religião (muçulmanos e judeus), pois há cristãos nos dois lados. Trata-se de conflito político territorial. As mortes de crianças, idosos e civis de idades distintas fazem com que nos sintamos constrangidos e nos perguntemos o motivo de tanta morte e violência. As pessoas (não importa de que lado) têm o direito de ter sua vida em condições de paz e estabilidade para conduzir o seu viver, sem estar em sobressalto constante e ver seus familiares morrerem de forma violenta e estúpida. 

Outra situação é de caráter sanitário. Causas que podem ser chamadas de naturais. Mas, que não são tão naturais assim, pois é uma questão ligada à estrutura de saneamento básico e condições mínimas de higiene. O que vemos nos países atingidos pelo ebola é uma falta quase que total de condições mínimas razoáveis de saúde da população. Centenas e já chegando a milhares morrendo e trazendo o risco de uma disseminação pelo mundo. Vidas ceifadas, famílias destruídas. Muita tristeza e choro. Causa “natural”? Falta é a aplicação de recursos para a estruturação mínima de saneamento, o que não ocorre pela ganância de muitos que abocanham recursos e pela corrupção enchem seus bolsos à custa de encherem as sepulturas com os corpos de tantos seres humanos. 

Por último vemos a barbárie levada a efeito por questões ligadas à religião. Perseguição religiosa movida por extremistas islâmicos que obrigam os cristãos no Iraque, Síria e Líbia a se converter, pagar uma taxa altíssima ou morrer. Vemos crianças, mulheres, idosos e toda sorte de pessoas sendo atingidas e massacradas pela intransigência, estupidez e brutalidade em nome de uma fé e de deus (com minúscula). A tristeza gerada por tal fato de uma perseguição insana é muito grande, pois não admite que alguém pense de modo diferente de você e assim se expresse. Isso coloca em descrédito a fé, a religião e até mesmo a ideia sobre Deus. Pessoas sendo mortas por degola, fuzilamento, enforcamento e outras formas de destruição, além de serem vendidas como escravas sexuais e crianças arrancadas de suas famílias e mortas, é algo que nos entristece profundamente e, de certa forma, nos rouba a esperança em relação às pessoas. 

Profunda tristeza. Dias maus. Tem misericórdia. Vem Senhor Jesus.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.