PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 3 de agosto de 2014

MISSÕES

ANO LXXII - Domingo, 03 de agosto de 2014 - Nº 3588

MISSÕES

O mês de agosto é, na Igreja Presbiteriana do Brasil, um mês com especial atenção e dedicação a missões. O motivo pelo qual isso ocorre é ter sido no dia 12 de agosto de 1859 a chegada, no Rio de Janeiro, do primeiro missionário presbiteriano no Brasil e fixado residência. Seu nome era Ashbell Green Simonton, que inicia suas atividades entre os falantes em inglês, mas logo começa a expandir as atividades evangelísticas para alcançar os falantes do português. Embora em 1555 os franceses tenham invadido o Brasil para implantar a França Antártica e trouxessem ministros religiosos calvinistas, mas logo foram expulsos. Em 1630, em Pernambuco, ocorre a invasão holandesa que perduraria até 1654, com implantação de aspectos protestantes calvinistas, inclusive com a criação de um presbitério. Também esta vez não houve permanência.

Assim, embora por duas vezes se houvesse tentado introduzir o Evangelho no Brasil, com a manifestação da fé protestante, é somente com Simonton que tal fato ocorreria. A expansão se verificou lenta, mas constante. Organiza-se a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, depois São Paulo, Brotas, São Paulo, Borda da Mata (MG) e o presbitério se forma. A Igreja Presbiteriana fincava suas raízes de permanência em solo brasileiro.

A Igreja Presbiteriana do Brasil é fruto do chamado “protestantismo de missões” e não pode, nem deve esquecer-se de tal condição, sendo uma igreja que projeta e executa missões em solo pátrio e em terras estrangeiras. 

Neste domingo iniciamos o mês de agosto com a presença do Rv. Abelardo, diretor da Nossa Missão que trabalha com plantação de igrejas em Sergipe (06), assistência social e cuidado com tais comunidades carentes (viagens missionárias), evangelização de caminhoneiros com duas bases de apoio para aconselhamento e evangelização (em Cubatão e Governador Valadares) e um trabalho com recuperação de prostitutas em Belo Horizonte, tendo já uma congregação com cerca de 20 mulheres (e filhos) resgatados deste modo de viver. Teremos, no final do mês, a presença do Rv. Mariano, nosso parceiro em campos missionários há 20 anos e integrante da Junta de Missões Nacionais, trabalhando em Garanhuns (Pernambuco) com plantação de várias igrejas.

A IPVM ajuda a manutenção de 17 campos missionários no Brasil e no exterior. Não é muito, mas é um grande esforço em fazer com que a ordem de Jesus, o Cristo, seja cumprida: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura ... fazendo discípulos de todas as nações...”  (Marcos 16 e Mateus 28). Graças a Deus por tal envolvimento. 

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.