PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 22 de junho de 2014

VESTES ALVAS

ANO LXXII - Domingo, 22 de junho de 2014 - Nº 3582

VESTES ALVAS
“Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes” (Eclesiastes 9:8)

Este é um preceito ou mandamento que encerra uma profunda e significativa carga de compromisso moral e ético. Mesmo no livro de Eclesiastes com seus momentos de acidez, secularismo e quase escárnio, há aspectos de manifesto compromisso com os valores mais elevados e sublimes do Reino de Deus. O livro termina dizendo “teme a Deus, guarda os mandamentos... Deus há de trazer a juízo todas as obras...” (Ec 12: 13 e 14).  Sua ênfase é que mesmo em ambiente secular e mundano, as coisas não passam de vaidade e o que de fato tem valor é o temor a Deus.

A figura usada para as vestes alvas ou puras está presente em muitos lugares na Bíblia. Seu sentido é simples, claro e objetivo, ou seja, devo ter minha vida sem qualquer tipo de mancha ou nódoa, com conduta irrepreensível diante dos homens e, sobretudo, diante do Senhor do Universo. No texto citado há um aspecto muito relevante não apenas com as vestes alvas, mas com o ponto relativo ao tempo da alvura. Não se pode estar contente com alguma alvura, por algum ou certo tempo. Deve-se buscar a alvura toda, durante todo o tempo. Assim não podemos ter um comportamento aos olhos das pessoas e outro longe delas. Não há lugar para a duplicidade de vida ou conduta. 

“Isso não passa de um mero ideal”, poderá alguém alegar em relação ao ensino do Pregador. Não há dúvida de que seja um ideal, mas tal fato não é motivo para meu desestímulo ou desânimo. O apóstolo Paulo diz que não havia alcançado a perfeição, mas prosseguia para ela, na certeza de que em Cristo já havia sido conquistado para tal perfeição. (Fp. 3: 12-16). O Senhor mostra que nosso ideal não deve ser menor do que “sede santos, porque eu sou santo.” (I Pe.1:16). A alvura de nossas vestes se efetiva pela entrega de nossa vida a Jesus, recebendo-O como nosso único Salvador e Senhor, mediante a purificação operada em nós pelo sangue que Ele derramou na cruz em nosso lugar e a nosso favor.  Não macule as vestes que você tem recebido de Jesus. Tenha-as, em todo o tempo, limpas, puras e alvas, para glória, honra e louvor do Senhor nosso Deus. Amém.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.