PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 1 de junho de 2014

LIVRES

ANO LXXII - Domingo, 01 de junho de 2014 - Nº 3579

LIVRES
Quebrou-se o laço do passarinheiro e nós ficamos livres” (Salmo 124:7)

Fui criança no interior de Minas Gerais. Pratiquei muitas “artes” e traquinagens, aventuras e peripécias. Quando leio este trecho do salmo 124 fico pensando em meus tempos de antanho quando era “pegador de passarinho”. Não me lembro de usar o laço, mas usei o visgo (cola no galho de árvore para prender o pássaro), a arapuca com comida embaixo dela para atrair as aves e fazê-la desabar prendendo a todos, ou o alçapão (armadilha ao lado da gaiola com um pássaro canoro que atrai seu companheiro) com alpiste dentro e quando o pássaro pulava para comer ficava cativo. Capacidade humana para caçar, prender e abater.

Não é só o ser humano que tem essa capacidade excepcional para preparar as armadilhas, os laços e arapucas. O “passarinheiro” de almas é por demais ardiloso e tem capacidade sutil e lesiva de nos envolver e cativar. Suas técnicas incluem o engodo, a dissimulação, a rapacidade entre outros aspectos mais agressivos e rudes. Mas, preferencialmente, ele usa elementos que não são facilmente identificáveis com algo nocivo, ruim ou repulsivo. Ele é hábil sedutor, esmerado enganador e ardiloso envolvente em sua forma de agir no propósito de pear e laçar nossas almas. Parece nos auxiliar (como a comida na arapuca e no alçapão), nos querer dar boa coisa, nos proporcionar algum prazer legítimo, mas seu propósito é aprisionar, prender e levar ao cativeiro e morte. Há milhões e milhões que estão presos nos laços do passarinheiro. Alguns sabem que estão em tal condição e sentem sua miséria e desgraça.

Outros há que não percebem tal situação, pois estão como que “institucionalizados” em suas prisões e não se dão conta de serem cativos do passarinheiro. Seja para estes ou para aqueles a Palavra de Deus afirma que todos estão presos, cativos, condenados à morte e a sofrimento eterno. A mesma Palavra anuncia esta boa nova de que o laço do passarinheiro pode ser quebrado e a alma libertada; o laço e o cativeiro de Satanás podem e são quebrados pela graça poderosa de Deus revelada em Cristo Jesus. Se você está no laço do Diabo, lhe soa esta boa notícia: Jesus quebra tal laço e lhe dá libertação. Se você já é livre em Cristo, anuncie e apresente esta portentosa Graça que rompe as cadeias e quebra os laços de morte que a tantos tem mantido cativos. Livres do laço do passarinheiro por meio da graça de Deus em Cristo. Aleluia.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.