PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 15 de junho de 2014

LEGADO OU LOGRADO?

ANO LXXII - Domingo, 15 de junho de 2014 - Nº 3581

LEGADO OU LOGRADO?

Temos ouvido muito, nestes últimos dias, sobre legado. Ao se questionar o uso de cerca de R$ 8,5 bilhões para ajustes, reformas e edificações para a realização da Copa FIFA de futebol, o que se ouve é que ficará um legado muito grande da copa para o Brasil. Não há dúvidas de que algumas obras ficarão, de que muita gente foi beneficiada e enriqueceu (portanto haverá legado para os descendentes de tais pessoas), mas, efetivamente o que nos restará? Caso a equipe brasileira seja campeã haverá um legado grandioso? Qual? A de que o único país com seis conquistas mundiais no futebol é o Brasil? Gostaria que houvesse outro tipo de legado, ou seja, uma herança frutífera na educação com qualidade, um legado na saúde com excelência no atendimento à população com o Estado cumprindo seu dever, um lastro verdadeiro no saneamento básico em nossas cidades, um benefício efetivo e duradouro em relação a medidas para resolver o problema da seca no nordeste, uma herança abençoada para gerar a extirpação do cancro cultural da corrupção na política e outras áreas de nosso país. Esse é o legado desejado, esperado, almejado e ansiado por cidadãos e cidadãs brasileiros que trabalham honesta e duramente para o progresso dessa Nação. Um legado próprio que promova o desenvolvimento e leve ao trabalho, e não a medidas geradoras de dependentes e aproveitadores incentivados à desídia, preguiça e inoperância por meio de “vales e bolsas” nas mais diferentes áreas.

Parece-me que essa colocação de “legado” é, de fato, algo que nos leva à ideia de sermos logrados. O engano a que se quer submeter a população é muito grande. O logro é evidente, pois os gastos com a realização deste campeonato de futebol são imensos, os prejuízos serão enormes aos cofres públicos, as dívidas serão pesadas ao Estado e o erário terá que arcar com todas elas e isso, às nossas custas, pois são os tributos e impostos que deverão cobrir o “rombo”. Mas, há benefícios econômicos para a indústria, o comércio e o setor de serviços, dirão alguns. Não se nega tal fato. Mas, o logro é dizer que isso é maior que os gastos e prejuízos. Quem leva a vantagem absurdamente grande nesse evento é a iniciativa privada capitaneada pela organização internacional chamada FIFA. Ela, sim, é a grande beneficiada em todo este empreendimento. Verifiquem quanto ela “investiu” e quanto está obtendo de retorno (lucro)? Para nós, brasileiros, o legado significa, de fato, que fomos logrados, mas, ainda assim, vamos celebrar, vibrar e comemorar, porque afinal de contas, nesse país, é pizza ou carnaval. Acorda Brasil.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.