PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 5 de janeiro de 2014

VOTOS E PROMESSAS

ANO LXXI - Domingo 05 de janeiro de 2014 - Nº 3558

VOTOS E PROMESSAS

Esta época do ano é um tempo muito comum no qual as pessoas se envolvem no processo de fazer promessas ou votos. Promessa não é muito usual no meio protestante, onde se vê (ou escuta) mais frequentemente "fazer voto". Em essência as duas palavras têm o mesmo sentido, significando envolver-se em algum compromisso que demanda cumprimento ou execução daquilo que se empenhou. Normalmente envolve alguma atitude em relação a Deus e aspectos vinculados a compromisso religioso. Não são as metas de final de ano colocadas por você mesmo e para você mesmo, como por exemplo: frequentar academia, fazer exercícios físicos todos os dias, evitar ingestão de massas para emagrecer, etc.

O voto (ou a promessa) envolve algo em relação à comunhão com Deus, e neste sentido vemos as advertências bíblicas sobre tal procedimento, sendo importante sua lembrança neste primeiro domingo de 2014.

1ª) Cautela: O voto a ser formulado deve ser razoável. Com isso se diz para não fazer voto fora do senso admissível. "Senhor, faço um voto de ler a Bíblia por quatro horas todos os dias deste ano". Embora, a princípio, seja nobre, não é razoável, pois a exequibilidade de tal voto é quase impossível de ser alcançada. "Senhor, faço um voto de que me levantarei todos os dias às 04h00 para orar até às 06h00 e depois ir para meu trabalho". Também não é razoável.

2ª) Pessoal: Faça voto em que você esteja envolvido e não os outros, mesmo que o alvo seja outra pessoa. Não diga: "Senhor, se meu filho (com seis meses de vida) ficar curado, não cortarei o cabelo dele até 18 anos de idade e não deixarei que ele o corte". "Se o Senhor salvar a minha filha ela só vestirá roupa vermelha de listra branca até completar trinta anos". "Senhor, se o Senhor me der esta bênção, faço um voto de estar todos os dias do ano às 05h00 da manhã orando no templo com o pastor da Igreja". Você não pode envolver outro em seu voto sem o consentimento dele, nem votar para outro cumprir. O voto é de caráter pessoal.

3ª) Cumprimento: Pense bem antes de fazer. Deus não lhe pede para fazer votos e não requer isso de você. Mas, caso você tenha feito, cumpra. Melhor é não votar, que votar e não cumprir. Não trate Deus com leviandade, imaginando que o Senhor não se importará caso não haja cumprimento do que lhe foi votado. O Senhor é Deus zeloso e dEle não se zomba.

Que tenhamos um novo ano pleno da graça do Senhor em nossa vida, que O sirvamos com toda fidelidade e vivamos para o Seu louvor. Façamos como o salmista afirma no Salmo 56:12: "Os votos que fiz, eu os cumprirei, Ó Deus", caso tenhamos feito algum voto ao Senhor.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.