PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 19 de janeiro de 2014

PESSOAS DE BEM

ANO LXXI - Domingo 19 de janeiro de 2014 - Nº 3560

PESSOAS DE BEM

Na semana passada li uma mensagem postada em uma rede social na qual se dizia algo parecido com "pessoas de bem contribuirão para que esta multa seja paga". Refere-se à multa aplicada pelo Supremo Tribunal Federal a um dos condenados no processo do chamado "mensalão".

Primeiro a acusação feita de ter sido cometida injustiça e houve condenação sem provas é inadequada, pois o "devido processo legal" foi observado e os recursos interpostos e examinados; e os admissíveis foram julgados. Assim, não houve supressão de direito de defesa ou qualquer outra forma de imposição de injustiça. Com a sentença definitiva veio a necessidade da execução e pagamento da multa.

Pois bem, senti-me atingido pela declaração postada, visto que não contribuí e nem contribuirei para que tal multa seja paga, por quem é dela devedor. Mas, sou uma pessoa de bem e, como se diz, do bem. Pessoas de bem contribuirão (foi dito) e todas as demais que não são "de bem", deixarão de fazê-lo, é o que se deduz.

Pergunto-me: por que teríamos eu ou você que pagar a multa (ou contribuir para que seja paga) se nós não recebemos qualquer valor a título de contribuição de políticos ou empresários; por que deveríamos nós assumir este ônus do qual não fomos geradores?

Pessoas de bem vivem sua vida de conformidade com os padrões da Palavra de Deus e buscam fazer o que têm aprendido nas Escrituras Sagradas cristãs. Pessoas de bem contribuem para amenizar o sofrimento dos injustiçados e perseguidos por causa do Nome do Senhor; pessoas de bem se envolvem e fazem suas ofertas para socorrer aqueles que são atingidos por desastres , calamidades e tragédias; pessoas de bem socorrem os que, de fato carentes, necessitam de um estímulo e suporte para vencer suas dificuldades. Não estou dizendo que os que contribuíram não sejam pessoas de bem, mas sinto-me ofendido pela insinuação de que só os contribuintes são pessoas de bem.

Muitas pessoas de bem, cidadãos zelosos no cumprimento de suas obrigações e deveres, cristãos e cristãs fieis que buscam honrar a Deus no serviço ao próximo; profissionais honestos no exercício de seu trabalho; pai e mãe, esposo e esposa cumpridores de suas responsabilidades como tais, assumem e fazem o que nos ordenou e determinou o Senhor Jesus: "Vós sois o sal da terra [...] vós sois a luz do mundo" (Mateus 5:13,14), embora não façam contribuição para pagamento de multa condenatória imposta pela Corte Suprema do Brasil.

Rev. Paulo Audebert Delage


Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.