PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de junho de 2013

VINTE CENTAVOS?

ANO LXXI - Domingo 23 de junho de 2013 - Nº 3530

R$ 0.20 ?

O valor que encima este texto é referente a vinte centavos do real, moeda brasileira. Foi esse o valor que deflagrou todo o movimento de manifestações pelo Brasil, tendo seu início em São Paulo. Algo tão pequeno e de tão pouca monta, mas que levantou multidões. Porém, foi só isso o que, de fato, gerou todo movimento?

Tal valor foi apenas um estopim e não se imaginava que teria a repercussão que teve e está tendo. Prefeitos, governadores, ministros e a presidente têm se manifestado e mudado sua opinião sobre os acontecimentos e estão temerosos com seu desdobramento. O fato é que havia uma “demanda reprimida” com relação a tanta sujeira e corrupção (como anda o julgamento do “mensalão”? a ficha limpa já está sendo “mudada” pelos políticos, a fim de poderem se candidatar mesmo com as contas rejeitadas, etc.).

Fico pensativo sobre o desenrolar de tais fatos. Quando se tem um movimento de massa, há uma reivindicação ( o não aumento do preço da passagem de ônibus), queda de um presidente, renúncia de primeiro ministro ou alguma outra. Alcançada a postulação, cessa o movimento. Quando conseguirem a redução do preço, as coisas voltarão ao que eram? Dizem que há mais assuntos: PEC 37, gastos com a Copa e outros. Quando se tem mais de um, pode-se acabar não tendo algum. Os políticos desistirão da votação da PEC 37 (a maioria dos manifestantes, provavelmente, não saiba o que seja)? Reverteremos os gastos com a Copa? Eliminaremos a CIDE? Melhoraremos a educação e saúde?

O que nós cristãos podemos fazer em meio a isso tudo? Aliarmo-nos aos que reivindicam e lutam por melhorias, manifestarmos nosso descontentamento juntando nossas vozes a tantas outras, mas repudiarmos a ação de aproveitadores e baderneiros que se valem do momento para depredar, saquear e vandalizar.

Muito mais que vinte centavos devem nos indignar. Milhões na ferrovia Norte-Sul (ainda ligando lugar nenhum a nenhum lugar) com trilhos que direcionam a bolsos de poucos; outros milhões na transposição do Rio São Francisco que continua sem ser transposto, mas com inundação de dinheiro no bolso de alguns políticos e empreiteiros. Que o Senhor use esse vento novo para poder limpar um pouco essa nossa “Pátria amada, Brasil”.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.