PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 1 de julho de 2012

CASTELOS DE AREIA

ANO LXX - Domingo, 01 de julho de 2012 - Nº 3479

CASTELOS DE AREIA
É semelhante ao homem tolo que edificou
sua casa sobre a areia...” (Mt. 7:26)

É muito difícil que alguém freqüente a praia (quando criança ou com as crianças) e não tenha se envolvido na empreitada de construir os famosos castelos na areia. Longos períodos de tempo carregando areia molhada, fazendo o fosso ao redor, erigindo as torres, construindo o belo castelo. Mas, não muito depois, as ondas começam a se aproximar perigosamente e, logo, o castelo vai desaparecer tomado pelas ondas. A lição simples a ser aprendida é que castelos de areia não são de longa duração.

Há tantos que não se dão conta desse fato. Trabalham freneticamente, uma agenda abarrotada e quase insana, desejando alcançar tudo ao redor, no afã de deixar um legado patrimonial aos que ficarem, sem lhes dar tempo qualitativo e significativo de convivência e presença. Sim, as pessoas querem presença mais do que meros presentes. Nesta corrida desabalada, o corpo acaba reclamando e força a diminuir o ritmo, a desacelerar e o coloca na posição de “descanso forçado”.

Não é errado que se tenha o cuidado com o bem estar físico nosso e de nossos familiares. Devemos nos esforçar para termos e darmos a melhor instrução e formação aos filhos. Mas, é preciso que entendamos o que disse o Senhor a Marta: “poucas coisas são necessárias...”. Ele fala de necessidade não de utilidade, não de conforto e nem de superfluidade ou ostentação.

A expressão usada por Salomão que equivale a construir castelos de areia é “correr atrás do vento”. O sentido é o mesmo. Corremos, conquistamos, ajuntamos, acumulamos, mas “esta noite pedirão a tua alma, e o que tens para quem será?”. É isso que o senhor Jesus nos ensina. Nossos castelos de areia se vão, se diluem e o que nos resta? Corremos atrás do vento? Sucesso, reconhecimento, destaque. Sedução do mundo. “Obedeça a Deus, porque ele lhe concede tempo suficiente para fazer tudo o que você precisa fazer em um dia ou na vida. Note que ele não lhe dá tempo suficiente para fazer tudo o que os outros pensam que você precisa fazer. Para descobrir o que Deus quer que você faça, dedique tempo a ele, ouça-o e, então, obedeça.”

(Adaptado do livro “Um mês para viver” de Kerry e Chris Shook)

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.