PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 15 de julho de 2012

BONS EXEMPLOS

ANO LXX - Domingo, 15 de julho de 2012 - Nº 3481

BONS EXEMPLOS
Amado, não imites o que é mau,
senão o que é bom...” (III João 11)

Todos os noticiários de nossas redes de televisão informaram sobre a atitude de um casal de moradores de rua (vive sob um viaduto de nossa cidade), que havendo encontrado uma sacola com cerca de R$20.000,00 (vinte mil reais) e sem identificação do dono, entregaram à polícia para as providências. Os donos foram localizados e tiveram seu dinheiro devolvido. O casal estava enfrentado ameaças por parte dos ladrões pelo fato de haverem entregado o dinheiro aos policiais.

Ao ouvir tal reportagem a pergunta que fiz foi: “O que levou essas pessoas a tomarem tal atitude?” Seria a chance de se “verem famosas”? O tempo de fama será tão curto se comparado ao valor devolvido, que não valeria a pena. Será medo das ameaças? Parece que não, pois assim entregariam aos bandidos. A ambição para obter um emprego? Como saber que poderia gerar tal resultado? Receber uma recompensa em dinheiro? Talvez, embora as declarações dadas por elas sejam contrárias a tal possibilidade ao afirmar com segurança, mas sem arrogância: “honestidade e honra não se compram, se conquistam”.

Há, nos dizeres de João acima transcritos, exemplos maus e bons. Eis um belo exemplo a ser imitado por todos nós neste Brasil tão carente de atitudes, as quais podem mudar para melhor nossa sociedade. Pessoas simples, carentes, marginalizadas, mas com postura de integridade e honradez. Vemos que nestes dias de “cachoeiras” e “mensalões” a classe política deveria mirar-se nestas pessoas, assumindo postura de igual porte.

Este é um desafio a mim e a você, em nossa condição de cristãos, para que nosso testemunho e atitudes reflitam nosso compromisso de fé evangélica. Nosso comportamento é digno de imitação por aqueles que nos cercam? Se houvesse repetição de nossas atitudes qual seria a situação do ambiente social em que vivemos? Nossos atos refletem aquilo que falamos e anunciamos, ou não há correspondência entre eles?

Amados, imitemos o maior e melhor de todos os exemplos, o de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a fim de que possamos refletir a genuína luz de Deus neste mundo cada vez mais carente de bons exemplos a serem imitados.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.