PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 22 de abril de 2012

FOBIAS

ANO LXIX - Domingo, 22 de Abril de 2012 - Nº 3469

FOBIAS

Fobia é um transtorno de caráter psíquico, que é diferente do medo. Este último é positivo e serve como elemento de resguardo de nossa integridade. Já aquela é uma forma doentia de medo, que pode gerar destruição à pessoa, incapacitando-a à vivência normal e corriqueira do ser humano, ou levar a ação violenta contra o que seja alvo de sua fobia.

Temos, atualmente, ouvido muitas manifestações de fobia como, por exemplo, a xenofobia (ódio ao estrangeiro) na Europa, a homofobia (ódio aos que sejam homossexuais). Fala-se, também, da “Islãfobia”, ou seja, o ódio ao Islã (religião também chamada de muçulmana). Esta última tem sido motivada pelos atentados realizados por integrantes e professantes do Islã, embora não vemos ações de violência contra estas pessoas, mesquitas sendo queimadas, muçulmanos sendo apedrejados ou espancados, mulheres muçulmanas sendo violentadas e barbarizadas.

Ao contrário, como um artigo em uma revista de publicação americana (NewsWeek) deixa ver, os cristãos em países de maioria e prevalência muçulmana, têm sido perseguidos violentamente e impedidos de vivenciarem sua fé e de anunciarem sua religião publicamente. Isto se chama “Cristofobia”. Pode-se ver que em muitos países, de significativa maioria islâmica, têm ocorrido massacres (genocídio ou limpeza étnica), assassinatos, incêndio de templos cristãos, estupros, violência gratuita e orquestrada contra os cristãos, pelo simples fato de serem cristãos.

É possível notar que se vai fortalecendo uma espécie de “evangelhofobia” não só na África e Ásia (muçulmanas), mas no próprio “mundo ocidental”, à medida que a discriminação acontece nas escolas, universidades, ambiente de trabalho e outros espaços. Trata-se de uma rejeição fóbica em relação aos que sustentam valores cristãos de vida: integridade, honestidade, pureza, lealdade, apego às diretrizes da fé cristã bíblica. Muitos há que fazem um discurso de honestidade, justiça e moralidade, mas rejeitam a sustentação de tais valores em seus negócios, casamento e família.

Como cristãos evangélicos, protestantes reformados não podemos sustentar qualquer tipo de fobia, que seja lesiva a quem quer que seja e cause danos ou mal. Somos aqueles que devem manifestar a tolerância, o amor e a misericórdia, mas, também sustentarmos a posição de oposição a tudo aquilo que se contraponha à Bíblia como Palavra de Deus. Não somos “fóbicos” (do ódio), somos “agápicos” (do amor), seguindo o exemplo de nosso Senhor e Mestre Jesus, o Cristo, recebendo a todos, mas insistindo: Arrependei-vos.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.