PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 15 de abril de 2012

DIREITO DO ÍNDIO?!

ANO LXIX - Domingo, 15 de Abril de 2012 - Nº 3468

DIREITO DO ÍNDIO?!

Estamos às vésperas de mais uma comemoração do Dia do Índio. Não sou adepto ardoroso destes "famosos dias" disto, daquilo, deste, daquele, etc, por entender que se trata de uma forma de abrandar nossas negligências com relação àqueles aos quais dedicamos determinado dia durante o ano. Mas, não é sobre isto que pretendo tratar neste momento.

Nosso missionário Nery Aiyala (indígena) que trabalha na Aldeia Porto Lindo, em Mato Grosso do Sul, mandou-nos uma mensagem, via computador, falando sobre a situação triste vivida por eles na aldeia (cerca de 5.000 índios) neste início de ano. Já foram registrados três (03) suicídios de índios neste período. É lamentável, triste e assustador.

Mas, o que tem isto a ver com o direito do índio? Trata-se do aspecto polêmico ligado à evangelização (não catequização) do índio, ou seja, levar a ele a informação sobre a mensagem de Jesus e a salvação por Ele prometida. Há oposição ferrenha a tal iniciativa, alegando-se que os índios devem ser deixados em sua "condição primitiva" sem nenhuma forma de contato com a "cultura branca", incluindo religião. Se assumirmos tal tese, devemos imaginar a África, por exemplo, com seus caçadores de cabeça, canibais e absoluta ausência de qualquer forma de avanço social e tecnológico. O mesmo é verdade para nossos indígenas. Não podemos impor-lhes coisa nenhuma, incluindo a religião. Mas eles, na condição de brasileiros, são também portadores do direito à liberdade de culto e religião. Assim, podem manifestar sua religiosidade na adoração a seus deuses e expressar suas crenças livremente. Devem, também, no entanto, ser informados sobre outras formas religiosas existentes e avaliar entre umas e outras e decidirem em relação a estas ou aquelas.

Quanto vamos à aldeia do irmão Nery e vemos uma igreja evangélica com cerca de 250 integrantes (crianças, adolescentes, jovens e adultos) cujas vidas estão ajustadas e equilibradas, reconhecendo, eles mesmos, que tal situação é devido à fé em Jesus, e que sem isto estariam na miséria física, moral e espiritual, inclusive chegando ao extremo do suicídio, convencemo-nos de que a mensagem cristã sobre a vida eterna deve ser levada também a estes povos. Devemos preservar e garantir a eles o direito de escolherem com relação à religião que desejam abraçar e a que Deus servir. Isto tem que fazer parte do direito do índio no Brasil.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.