PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de setembro de 2011

VERGONHA DA ÉTICA OU ÉTICA DA FALTA DE VERGONHA?

ANO LXIX - Domingo, 25 de setembro de 2011 - Nº 3439

Vergonha da ética ou ética da falta de vergonha?

"Andai de modo digno da vocação a que fostes chamados" (Ef.1:4)

Cada vez se torna mais comum em nossos dias ouvir sobre ética. Em várias áreas escutamos falar sobre necessidade de sua manifestação. Políticos falam sobre ela, os educadores insistem em sua manifestação, integrantes da saúde têm seus conselhos de ética e enfatizam sua importância, entidades de comércio também engrossam estas fileiras e levantam a bandeira da ética, e o segmento religioso faz coro com os demais, afirmando o imperativo de se viver eticamente.

Não faz muitos dias ouvimos (pela mídia) uma declaração infeliz de um advogado constituído para defender um cidadão acusado de determinado crime. Afirmou ele que "em todas as profissões existe ética", pelo fato de seu cliente não "entregar" os outros companheiros. Tal declaração equipara profissionais honestos e honrados a ladrões e criminosos, sob o pálio da ética. Seria ética no caso citado? Só mesmo se fosse a ética da falta de vergonha. O que se pode notar é a evidência de vergonha da ética (ainda que se fale muito), uma vez que a ideia da falta de vergonha vai assumindo proporções constrangedoras em nossos dias.

A Igreja deveria ser o bastião último e seguro da manifestação do padrão ético. Mas, infelizmente, o ambiente eclesiástico está se mostrando cada vez mais afastado da genuína ética. Não me refiro ao aspecto do interesse menor por cargos e posições, levando a traições e perfídias internas nas instituições eclesiásticas, o que já é repulsivo e abjeto. Falo de líderes religiosos que incentivam e inflamam seus seguidores não apenas a morrer pela sua fé, mas a matar por ela. Sacerdotes que se envolvem em escândalos de exploração sexual de menores, estampados na mídia, e que gozam da cobertura da instituição na qual trabalham. "Guias espirituais" que se enriquecem às custas de exploração de fiéis, ostentando sua opulência econômica em moradias e carros luxuosíssimos (vaidade pessoal) às expensas daqueles que andam de metrô e ônibus. E a ética?

Resistamos a esta ação de descaso pela ética e sua violação. Andemos de forma digna da vocação à qual fomos chamados em Cristo, sem vergonha da ética e, sobretudo, contra a ética da falta de vergonha.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.