PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 4 de setembro de 2011

PAZ, PAZ; QUANDO NÃO HÁ PAZ...

ANO LXIX - Domingo, 04 de setembro de 2011 - Nº 3436

"Paz, paz; quando não há paz..." (Jeremias, 6.14; 8.11)

Grande expectativa se formou nos Estados Unidos da América do Norte, e em outras partes do mundo, com a passagem do furacão Irene. Evacuação de pessoal em cidades costeiras, reforço nas janelas e portas de casas de comércio e residências e outras medidas preventivas. Pelo menos 11 mortes em conseqüência do furacão cujo nome é Irene, palavra de origem grega que significa paz. O contraste é muito grande entre o nome e os efeitos do fenômeno.

O texto do profeta Jeremias também fala de algo parecido, ainda que não esteja em conta nenhum fenômeno natural. Trata-se do ambiente social reinante em Israel naqueles dias. Falsos profetas anunciavam a existência de paz, quando, na verdade, não havia paz alguma. Apenas uma falsa sensação de tal situação, uma ilusão de calmaria e falta de aflição. Embora houvesse o anúncio de paz, ela não estava presente. Não havia paz.

De certa forma isso ainda se verifica no nosso contexto hodierno. Há quem insista em que tudo está em paz, tudo é paz; mas não há paz. Ao olharmos a situação mundial vemos uma quantidade imensa de conflitos étnicos, religiosos e sociais com beligerância e atrocidades. As cidades não são lugares seguros e confiáveis, onde o crime campeia e a violência aumenta. Claro que não existe uma histeria coletiva de pânico, mas a situação vai se agravando e a sensação de insegurança e a consequente falta de paz aumenta. Arrastões em restaurantes, invasões em domicílios, assaltos a instituições financeiras, violência doméstica, crescimento da incidência de abuso sexual de menores, tráfico de drogas e outras tantas misérias sociais. Paz, paz, quando não há paz.

Jesus nos diz: "Deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou" (João 14.27). Esta é a solução; a paz genuína e verdadeira. Em Cristo há e haverá esta paz que "excede a todo entendimento" (Filipenses, 4.7), sem falsear ou enganar com nome ilusório de Irene. Em e com Cristo, mesmo no meio do furacão, poderemos desfrutar a verdadeira Irene, a paz de Deus.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.