PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de setembro de 2011

TERCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

ANO LXIX - Domingo, 18 de setembro de 2011 - Nº 3438

TERCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

"Estas palavras estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos..." (Dt. 6: 6,7)

Após o resultado do ENEM, divulgado semana passada, ficamos analisando a situação da educação em nosso país. Houve melhorias? Certamente que sim, se pensarmos nas oportunidades que foram abertas, nas escolas que foram instaladas, na "democratização" do acesso à educação, etc. Mas, e o nível do ensino? Universitários que não sabem falar e, muito menos, escrever. A situação é, no mínimo, inquietante.

Mas, não quero falar da educação secular. Desejo pensar em nossa educação religiosa. Este domingo é dia da Escola Bíblica Dominical, criada no século XVIII, na Inglaterra, com o propósito de alfabetizar, ensinar literatura inglesa, matemática, outras matérias seculares e a Bíblia. Este objetivo era para instruir as crianças que não tinham acesso à escola (trabalhavam durante a semana por mais de 12 horas por dia) e que só tinham o domingo para "descanso", já que tais crianças não recebiam instrução na escola e nem educação religiosa em casa.

Vê-se que o propósito da EBD não era "terceirizar" a educação religiosa ministrada nos lares, mas oferecer isto ao que não a tinha em casa. O fundador da EBD jamais quis indicar a substituição e transferência de responsabilidade dos pais em instruir seus filhos, para os professores da Escola Bíblica. Esta era e deve ser sempre um reforço ao ensino do lar, mas não seu substituto.

As famílias estão "terceirizando" a instrução religiosa de seus filhos, bem como a oportunidade de apresentar-lhes a salvação em Jesus, o Cristo. Trazem ou mandam à EBD para que recebam o ensino, como se isto fosse o máximo. É triste que nem mesmo ajudam os filhos a realizarem as tarefas passadas pelos professores da EBD para fazerem em casa durante a semana. "Enchemos" nossos filhos de atividades durante a semana, mas não lhes damos um tempo mínimo para ensino bíblico. Não inculcamos em nossos filhos e filhas estas palavras santas do Senhor. Pensa-se que a Igreja é responsável por ensinar e conduzir todos eles neste Caminho e, se eles deixarem tal ensino, a culpa é da Igreja que não fez seu trabalho. Transferência de responsabilidade.

Valorizemos a EBD; reconheçamos o esforço que é feito para instruir nossos filhos nos caminhos do Evangelho; louvemos a Deus pelo cumprimento de sua tarefa, mas jamais nos esqueçamos de que a responsabilidade do ensino é nossa, como pais e mães, em nosso lar. A EBD existe para ajudar-nos neste ministério dado pelo Senhor a nós de inculcar Suas palavras aos nossos filhos.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.