PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de fevereiro de 2010

AI (16)

ANO LXVII - Domingo, 28 de fevereiro de 2010 - Nº 3357

"Ai de mim, minha mãe! pois me deste à luz..." (Jr.,15:10)

As palavras ditas pelo profeta Jeremias e registradas acima, podem ser comparadas às dos grandes filósofos pessimistas, ou então às proferidas por aqueles que estão em profunda tristeza e depressão.

Jeremias é conhecido como o "profeta chorão" e, de fato, ele o é. Suas profecias foram muito pesadas contra Israel, devido ao pecado e iniquidade desse povo abençoado, mas ingrato. O coração do profeta chorava ao pronunciar as sentenças e castigos do Senhor sobre Israel. Essa situação fazia com que ele se visse, cada vez mais, abatido e entristecido. Daí a expressão que temos acima.

Outra figura nas páginas bíblicas que fala dessa forma é Jó. Lamenta profundamente o dia de seu nascimento. Nenhum dos dois é pessimista, descrente ou está possuído por algum "espírito maligno". A situação que vivem é tão aflitiva e angustiante, que o lamento expressará seu sentimento de que teria sido melhor não houvessem nascido. Ninguém está falando em suicídio, morte ou algo semelhante. Trata-se de transbordamento da tristeza de alguém que vivencia uma situação de profunda e extensa aflição.

Mesmo nós, cristãos, não estamos isentos ou imunes de tais momentos e circunstâncias. Não somos "super – pessoas", somos seres humanos. Mesmo amparados pelo Senhor e cientes de Sua companhia, certas circunstâncias nos levam a indagar por que viemos a esse mundo de sofrimento e dor? Para Jeremias não se tratava dos sofrimentos que experimentava por causa de sua fala profética, mas pela situação do povo em não arrepender-se e voltar-se para o Senhor. Era pelo povo, e não por si, que chorava. Sua função o constrangia a falar, e ele preferiria não haver nascido a ter que cumprir tarefa tão entristecedora ao seu coração. Mesmo com tristeza ele cumpre sua função, executa sua tarefa, cumpre seu dever. Não para, não desanima.

Mesmo que, às vezes, você chegue a falar como Jeremias; como ele não desista, não pare. Siga em frente, cumpra seu trabalho na dependência do Senhor, que lhe dará ânimo e força para levar a bom termo, e para glória D'Ele, seu viver.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.