PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 7 de fevereiro de 2010

AI (13)

ANO LXVII - Domingo, 07 de fevereiro de 2010 - Nº 3354

"Ai da Assíria, cetro da minha ira! A vara em sua mão é o instrumento do meu furor" (Isaías 10:5).

O ser humano gosta de saber como as coisas funcionam, por que funcionam daquele modo, etc. A "síndrome do por quê?" que aterroriza muitos pais e mães (aquela fase do desenvolvimento da criança em que deseja saber todos os motivos), permanece conosco quando adultos, e continuamos desejosos de saber por que as coisas são como são, acontecem como acontecem e o sentido de tudo. Nem sempre teremos respostas para isso.

O agir de Deus não se conforma à nossa lógica ou modo de pensar. Não há como determinarmos o modo d'Ele agir e atuar. Ficamos chocados, por vezes, com a maneira que o Senhor conduz o universo, ou dirige a realidade que nos cerca. O texto de Isaías é um exemplo disso. Como pode o ímpio (Assíria) ser agente de Deus para punir o justo (povo de Deus)?

Vemos que, de fato, o ímpio pode ser usado como instrumento da ação divina para nos disciplinar. Na esfera ampla das nações, o Senhor as usa para estabelecer seu propósito e vontade, inclusive para disciplina de seu povo. No entanto, isso não significa que, por ser instrumento, seja também povo de Deus, isso é, aquele a quem Deus particularmente ama e revela Sua graça especial. Não nos esqueçamos de Balaão, ou mesmo a sua mula; instrumentos usados por Deus, mas não redimidos por Ele. Também o rei Ciro, ou Dario e tantos outros. Deve-se notar ainda que, mesmo na condição de instrumento de Deus, a responsabilidade por suas ações censuráveis e de maldade existe e são punidas pelo Senhor (verso 12). Em dimensões pessoais temos Judas, os judeus e gentios que mataram o Senhor Jesus, os quais fizeram "tudo o que a Tua mão e o Teu propósito predeterminaram" (Atos 4:28). O que fizeram integrava o propósito de Deus, mas eles não estão isentos de responsabilidades, nem livres de punição.

Por quê? Como? Não há resposta para essas indagações em nosso pequeno universo de inquirição infantil. Não há resposta (para nós e em nossas mentes) para essas indagações em nosso mundo adulto da ação soberana de Deus. Com humildade devemos dizer: "não sei" e, ao mesmo tempo, procurar ser agente consciente da realização da vontade do Senhor para o bem, promovendo Sua glória e Seu reino.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.