PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de fevereiro de 2010

AI (15)

ANO LXVII - Domingo, 21 de fevereiro de 2010 - Nº 3356

"Ai de nós! que já declina o dia, já se vão estendendo as sombras da tarde" (Jr.6:4).

As palavras do profeta Jeremias, chamado de "profeta chorão", refletem um tom de poesia e beleza serena e cândida. De fato, esse lirismo nos faz pensar na bela imagem do final de uma tarde primaveril.

Na verdade, ele fala sobre a necessidade de preparo para o enfrentamento da guerra, como pode ser visto nos versos seguintes ao texto transcrito. Mudou-se o quadro de serenidade em algo de apreensão, de tranquilidade em expectativa.

De fato, é para se pensar, por que a expressão "ai de nós" nesse contexto ? Devido a realidade da incerteza estabelecida pela guerra a vir. Como encarar o perigo e risco da guerra, que traz consigo a dor, o sofrimento, a privação, a angústia e a morte? A tarde que antecede à guerra, por mais bela que seja, trará consigo o lamento: "ai de nós".

Nossa vida não está fora desse quadro que inspirou o profeta Jeremias. Muito provavelmente não teremos uma guerra (conflito bélico) pela frente amanhã. Mas, quantas guerras nos aguardam em nosso amanhã? Com certeza existe uma da qual não podemos escapar e teremos que enfrentar, a saber, a rudeza da morte, seja nossa ou de alguém por nós amado e querido.

Quando olhamos nosso viver entendemos que "já declina o dia", que se vão estendendo "as sombras da tarde", mesmo para você criança, adolescente ou jovem. Que fazer? Como enfrentar? A resposta é o preparo adequado para o momento em que a tarde vier a ser noite e as sombras cobrirem completamente sua vida. Para os que estão em Cristo Jesus (preparados) , para os que têm sua vida depositada em Suas mãos há certeza de que, embora o dia decline e as sombras cheguem, a noite da morte e seu veu negro nos envolvam, brilhará um novo e eterno dia sem declínio e sem sombras de morte. Para os que estão em Cristo Jesus não significa "ai de nós", mas, aleluia.

Rv. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.