PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 14 de fevereiro de 2010

AI (14)

ANO LXVII – Domingo, 14 de fevereiro de 2010 – Nº 3355

Ai de mim se for perverso! E se for justo, não ouso levantar a cabeça” (Jó 10:15)

O texto acima é uma das muitas preciosidades escritas no livro atribuído a Jó. Na passagem focada há duas situações que nos são muito caras e preciosas, mesmo ainda hoje, depois de milhares de anos escrita.

A primeira revela o temor em ser, ou mesmo em ter uma atitude perversa. Ele revela todo seu receio em ofender ao Senhor com sua postura ou conduta. Reconhece que tal comportamento ou condição seriam de consequências danosas e destrutivas, para ele e, certamente, para outros, pois quando se é perverso, há de colher o reflexo desse modo de ser em sua própria vida, pois o Senhor não inocenta o perverso e, ao mesmo tempo, o juízo do povo há de atingi-lo, muitas vezes com o exercício da justiça pelas próprias mãos.

Gostaria que essa noção estivesse mais presente na vida dos indivíduos em nossa cidade e sociedade. Já está se esgotando o temor (receio ou vergonha) em ser perverso. A perversão está sendo até mesmo elogiada ou incentivada. Claro que não falo (nem Jó) apenas de sexualidade, mas de iniquidade, injustiça, improbidade, irresponsabilidade e outros comportamentos afins. Que bom seria se voltasse esse santo temor: “ai de mim se for perverso”.

A outra situação ligada à primeira é a consciência de que, mesmo não sendo perverso, isto é, sendo justo, não se deve levantar a cabeça em atitude de orgulho ou vaidade. Quando não somos perversos, mas justos, não pode haver lugar para vanglória, pois a humildade é o que se espera de quem se diz cristão e humano. A manifestação da justiça é fruto da ação da graça comum ou especial de Deus na vida das pessoas, portanto, somos apenas instrumentos pelos quais ela (justiça) flui e se manifesta.

Temamos ser perversos e mantenhamos, com humildade, a cabeça abaixada, glorificando e honrando ao Senhor.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.