PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 5 de abril de 2009

SIMPLICIDADE X OSTENTAÇÃO

ANO LXVI - Domingo, 05 de abril de 2009 - Nº 3310

SIMPLICIDADE X OSTENTAÇÃO

Quando lemos a Bíblia vemos um contraste claro e flagrante entre o ritual cúltico do Antigo e do Novo Testamentos. Aquele com seus cerimoniais complexos, vários sacrifícios, formas minuciosas de ofertas, paramentos, abluções e outros elementos de pompa e ostentação para enaltecer, com o visual, Àquele que se reverenciava. Este, por sua vez, se despoja de paramentos, incensos, sacrifícios, rituais complexos e institui a simplicidade e a singeleza (quase pobreza visual ritualística) : derramar água (ou imergir) o batizando e o "partir do pão" (beber do cálice e comer do pão). Apenas isto. Mas, era pobreza em demasia, era despojamento em excesso, era simplicidade em exagero. A competição se tornaria desigual se comparado o cristianismo com as outras religiões de rituais pomposos e templos suntuosos. O cristianismo perde sua singeleza e simplicidade, passando a trocar o interior pelo exterior, o coração pelos olhos, o íntimo pelo externo.

Até o terceiro século o cristianismo era religião sem templo físico (o templo era a Igreja – indivíduos e comunidade), mas com força e pujança transformadoras. A Igreja passará, posteriormente, a ser o templo. Mas, e as outras religiões? A comparação se impõe. A simplicidade é sacrificada no altar da suntuosidade, em nome da promoção do valor de nossa fé e da grandeza do Deus que servimos. É preciso ter templos e que não sejam inferiores aos dos "deuses pagãos", então passa-se a construir grandes e suntuosos templos (catedrais) que "falem" da glória de nosso Deus. Volta-se ao "modus vivendi" da Velha Aliança, do Velho Pacto, do Antigo Testamento. Templo, sacerdote, altar, sacrifício, vítima. Mas, tudo com muita pompa e circunstância. Da simplicidade à magnitude e ao esplendor, era o desafio dos cristãos. Da ostentação e pompa à simplicidade foi o desafio de Jesus, o Cristo, aos seus discípulos e, mais do que nunca, continua sendo.

Quando são lidas as páginas do Novo Testamento, sobretudo após os evangelhos, vê-se que o cristianismo é uma religião rica de mistérios teológicos, rica em solidariedade, rica em identificação com o simples; mas pobre em ritos e cerimônias pomposos. Não há registro de "calendário litúrgico", de "ciclo de celebrações". Há apenas a celebração da alegria com singeleza de coração e simplicidade de elementos (Atos, 2:46), pois celebra-se a festa "não com o Velho Fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia; e , sim, com os asmos da sinceridade e da verdade" (I Coríntios, 5:8).

Pensemos, reflitamos e discutamos este tema ou esta questão e indaguemos de nós mesmos : qual o desafio do cristianismo; ostentação ou simplicidade?

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.