PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de abril de 2009

BEM-AVENTURADO (27)

ANO LXVI - Domingo, 26 de abril de 2009 - Nº 3313

"Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça..." (Mt.5:10)

Esta não parece ser uma bem-aventurança que se possa chamar de bem-aventurança, pois nela está envolvida a ideia de sofrimento e aflição. Em nossos dias encontra-se em baixa a ideia do sofrer, mesmo por causa de Cristo.

Esta declaração do Senhor Jesus não se prende a todo e qualquer tipo de perseguição. Trata-se de perseguição por causa da justiça, ou seja, da sustentação da justiça contra toda forma de opressão, desmandos e desigualdades sociais que brutalizam o ser humano, ou que o desconsideram na sua condição de pessoa (sujeito de direitos e obrigações), na dimensão do Reino de Deus.

Deve-se notar que o conceito de justiça fica atrelado à sequência da fala de Jesus, na qual se vê que a perseguição ocorre por causa dEle. Assim, não se trata de manifestação subjetiva de conceito de justiça, mas da justiça de Cristo, firmada nos valores do Reino que Ele tem estabelecido.

Os instrumentos da perseguição são a calúnia, injúria, mentira, falseamento da verdade e outros deste mesmo conteúdo. Trata-se de atribuir a nós aquilo que não é verdadeiro. Acusados indevidamente de delitos e males ocorridos, para os quais não se deu causa. Ao longo da história isto tem se verificado com a Igreja de Cristo, acusada injustamente de desastres naturais ou de conflitos sociais.

Muitas vezes estas perseguições geram o sacrifício da vida dos fiéis. Neste sentido temos a promessa de que destes é o Reino de Deus. Claro que não é a perseguição que lhes dá o Reino, mas o Reino está garantido àqueles que, por causa da justiça em nome de Jesus, são perseguidos.

Pensamos que perseguição é coisa do passado, ou apenas em "terras comunistas". Ainda hoje, ela existe e está se tornando cada vez mais intensa e evidente. A intransigência religiosa vai se manifestando e os cristãos vão se tornando alvo deste avanço de intolerância.

Desejamos e pedimos a perseguição? Não. Mas, caso ela venha, devemos estar preparados e enfrentá-la na dependência de Cristo, sabendo que somos bem-aventurados e herdeiros do Reino de Deus.

Seja sempre abundante sobre nós a graça do Senhor.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.