PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 19 de abril de 2009

BEM-AVENTURADO (26)

ANO LXVI - Domingo, 19 de abril de 2009 - Nº 3312

"Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus" (Mt.5:9)

Esta belíssima coleção de bem-aventuranças apresentada por Jesus neste seu sermão, nos apresenta esta preciosidade sobre o grande anseio de nós, seres humanos, a paz.

Deve-se observar que o Senhor usou uma palavra bastante expressiva e com significado bastante específico, ou seja, pacificador. No grego aparece um tipo de composição nesta palavra com a ideia de "fazer", "praticar". Assim, temos, como no português, a ideia não de pacifista , como aquele que não briga, não luta, não batalha; cujo sentido está ligado mais à passividade; mas, de pacificador, isto é, aquele que é gerador da paz, fazedor da paz.

Somos levados a pensar que se formos pacifistas, já é grande mérito ou virtude. Isto é, de fato, verdade. Mas, o desafio colocado por Jesus é muito mais profundo ao nos conduzir à ingente tarefa de pacificar.

Este conceito é amplo e envolve toda sorte de conflitos e litígios. Claro está que devemos ser, sobretudo, promovedores da paz dos seres humanos com Deus. Isto se dá mediante o Evangelho de Cristo com o ministério da reconciliação (II Co. 5: 18-20). Devemos ser promovedores da paz com o nosso próximo visto que "a paz de Cristo" deve ser o "árbitro" em nossos corações (Cl.3:15). O conflito estabelece muros, barreiras, valas. Devemos promover a ponte da reconciliação e fazer a paz.

O resultado deste exercício de "praticar" a paz, nos leva a sermos chamados "filhos de Deus". Que privilégio. Esta é uma colocação que nos faz semelhantes a Cristo (Filho de Deus) por ser Ele o promovedor da paz. É de Sua natureza criar a paz , eliminando as rusgas e conflitos. Ser considerado filho de Deus, é posição gloriosa .

Termino com uma questão inquietante a todos nós: Posso ser chamado filho de Deus por ser fazedor da paz?

Seja o Senhor misericordioso para conosco e nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.