PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 12 de abril de 2009

BEM-AVENTURADO (25)

ANO LXVI - Domingo, 12 de abril de 2009 - Nº 3311

"Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (Mt.5:8)

Retomamos os artigos sobre bem-aventurança e voltamos ao Sermão do Monte, onde o Senhor Jesus alinha (segundo Mateus) 09 beatitudes e seus resultados.

A interioridade é posta, mais uma vez no ensino de Jesus, em contraste com a exterioridade. A ênfase dos religiosos judeus nos dias de Jesus era quanto aos aspectos exteriores e visíveis. O Senhor muda o foco de atenção, fazendo-o migrar para o íntimo, para o coração.

As figuras de linguagem (tão comuns no modo oriental de falar) nos levam a perguntar: Como se pode limpar ou purificar o coração? Como se pode "ver" a Deus, que é "puro espírito" e que, como tal, não tem corpo ou matéria? As respostas não são tão complexas, já que o Senhor Jesus não falava sobre o órgão do corpo humano, mas do espírito ou da alma. Assim, pode-se entender que fala daquele cujo espírito está e é limpo ou puro. Mas, quem pode estar nesta condição? A resposta é: aquele(a) que tem feito sua decisão a favor de Cristo em sua morte, recebendo-O como seu salvador e senhor. Este(a) que assim faz, tem recebido o perdão de seus pecados, agentes da sujidade presente no coração humano. De fato, o perdão de nossos pecados, por meio de Jesus e Seu sangue derramado, faz com que nosso coração seja tornado puro e limpo. Esta tarefa só pode ser realizada por Cristo e por mais ninguém, Nem por mim nem por você mesmo.

A purificação do coração traz a habilitação para se poder "ver" a Deus. É a promessa, é o resultado. Este é, no entanto, outro termo que pode gerar alguma dificuldade de entendimento. Primeiro porque todos verão a Deus no Tribunal do Grande Juízo e não apenas os puros de coração, já que o comparecimento é pessoal e individual e estaremos "face a face" com o Senhor. Segundo porque "ver" a Deus (divindade em Sua essência) é algo que foge ao nosso sentido físico da visão. Assim, "ver" não significa enxergar, mas estar na presença de, conviver com. Dessarte, aquele cujo espírito (ser) já foi purificado (perdoado) quanto aos seus pecados, está apto para habitar ou estar na presença (viver) de Deus, que se relaciona conosco na mediação do Filho, que é a essência divina tornada carne e, de fato, visível. Assim, no céu os servos "contemplarão a Sua face (do Cordeiro) e nas suas frontes está o nome dEle" (Ap.22:3-4).

Graças a Ele, porque podemos vê-LO.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.