PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 1 de março de 2009

BEM-AVENTURADO (23)

ANO LXVI - Domingo, 01 de março de 2009 - Nº 3305

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos" (Mateus 5:6)

Jesus alia duas necessidades básicas do ser humano, beber e comer, à esperança utópica de justiça, na visão de muitos.

Este texto é incomodativo a nós cristãos. É fato que devemos pensar em termos de justiça diante de Deus, ou teologicamente, justificação.

Claro que aquele que tem esta sede e esta fome por justiça de Deus, é bem-aventurado porque será saciado e fartado neste sentido. A única forma de nos vermos satisfeitos em termos de justiça diante de Deus, é recebendo aquela que está disponível em Cristo Jesus.

No entanto, é importante colocar a questão se este texto trata apenas desta dimensão celestial ou eterna. A afirmação de Jesus, tenho comigo, não se restringe apenas à minha justificação diante de Deus quanto aos meus pecados, por mais importante e fundamental que isto seja. A visão de Jesus é também quanto a esta situação presente e vigente. A bem-aventuranç a está ligada à fome e sede de justiça também na dimensão terrena.

As injustiças (em suas manifestações mais variadas) vão se tornando cada vez mais evidentes e ofensivas à nossa fé cristã. As desigualdades vão se tornando mais patentes, as distâncias e desníveis se mostram mais e mais aprofundados, agravando as injustiças sociais, econômicas, raciais e outras. Esta verdade aplica-se não só a um país em termos de suas diferenças internas, mas em termos globais entre países. As injustiças praticadas contra o cidadão comum; presa da violência perpetrada por criminosos armados ou engravatados e legitimamente eleitos, esquecidos sem a dignidade de assistência médica-hospitalar e tantas outras, que, se fosse falar sobre elas, faria com que me tornasse enfadonho e cansativo.

Quem tem esta fome e esta sede de justiça será farto ou saciado. Quando? Esta é uma boa pergunta. Nesta presente era? Parece que aqueles que têm esta sede e esta fome, morrem à mingua nesta estrutura corrupta na qual estamos. Serão fartos nas gerações futuras que buscarem minimizar as injustiças, ou mesmo extirpá-las? Serão saciados já aqui e na eternidade, com a relação pessoal e íntima estabelecida em Cristo, que nos leva a "dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"? Penso que esta última é a verdadeira, pois em Cristo somos saciados de justiça e nos tornamos promovedores dela.

Seja Deus louvado.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.