PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 22 de fevereiro de 2009

BEM-AVENTURADO (22)

ANO LXVI - Domingo, 22 de fevereiro de 2009 - Nº 3304

"Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra." (Mt 5:5)

O ambiente histórico-social, muitas vezes, determina a alteração sobre como as pessoas percebem ou recepcionam certos conceitos ou atitudes. A mansidão, no mundo antigo do Novo Testamento não era vista como virtude, mas, ao contrário, era tida como manisfestação de debilidade e fraqueza.

É apropriado considerar que, ainda hoje, muitos não vêem a mansidão como algo honroso, mas como sinônimo de covardia, uma vez que se confunde mansidão com frouxidão. A Bíblia corrige este equívoco, por exemplo, ao dizer que Moisés foi o homem mais manso sobre a terra. O próprio Senhor Jesus a Si mesmo se apresenta como Aquele que é manso e humilde de coração. Ao olharmos estas duas figuras vemos que estão longe de serem fracas, pusilânimes ou covardes. Moisés chegava a ser iracundo, embora paciente. Jesus tratava com firmeza e vigor a hipocrisia, chegando a expulsar com azorrague e chicote os profanadores da santidade do Senhor.

Mansidão alia a brandura à firmeza e disciplina, a suavidade à repreensão com amor. Não significa, portanto, lassidão e conivência com o erro, nem também a passividade absoluta em não defender-se. O manso não é violento, nem virulento. Tem a palavra firme, porém branda que desvia o furor.

A promessa feita por Jesus é que os mansos herdarão a terra. Isto significa o fato de entrarem na posse dela desde já e, certamente, na consumação de todas as coisas. Não se pode admitir a interpretação das Testemunhas de Jeová quando afirmam que apenas 144 mil irão para o céu, enquanto os demais herdarão esta terra com suas propriedades, edificações e bens.

Ser manso é um desafio gigantesco para nós cristãos em meio a este mundo de violência e truculência no qual vivemos. Mas, seja ontem ou seja hoje, são bem-aventurados os mansos e hão de herdar a terra, pois Jesus não poderia e, seguramente, não está errado.

Seja Ele louvado.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.