PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 15 de março de 2009

DIÁCONOS

ANO LXVI - Domingo, 15 de março de 2009 - Nº 3307

DIÁCONOS

A Igreja está convocada, pelo conselho, para eleição de oficiais diáconos. Cumprindo o que determina nossa constituição eclesiástica, deve haver a instrução, não em quem votar, mas sobre a pessoa do diácono quanto a características que devem estar presentes em sua vida.

Temos três esferas a serem focadas: a bíblica, a constitucional e a local.

Na primeira temos as orientações, sobretudo de Paulo em I Tm. 3:8-13, e em Atos, 6: 1-7. Nestes textos vemos que as virtudes são de ordem pessoal, envolvendo, no entanto, as relações interpessoais e espirituais. O fator preponderante é o exercício do serviço, já que diaconia, significa precisamente serviço.

Na segunda temos diretrizes bem definidas: Artigo 53 e alíneas da Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil. "O diácono é o oficial eleito pela Igreja e ordenado pelo conselho, para, sob a supervisão deste, dedicar-se especialmente:

a) à arrecadação de ofertas para fins piedosos; b) ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos; c) à manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino; d) ao exercício da fiscalização para que haja boa ordem na casa de Deus e suas dependências. " Temos ainda o que se requer como servo do Senhor, no artigo 55 da CIPB: "O presbítero e o diácono devem ser assíduos e pontuais no cumprimento de seus deveres, irrepreensíveis na moral, são na fé, prudentes no agir, discretos no falar e exemplos de santidade na vida." Para ser eleito diácono, deverá ser membro da Igreja, sendo que "o prazo é de um ano, salvo casos excepcionais, a juízo do conselho, quando se tratar de oficiais vindos de outra Igreja Presbiteriana" (CIP, artigo 13, par. 2°). Embora não sejam do texto constitucional, as decisões do Supremo Concílio de nossa Igreja, podem ser aqui colocadas. Em 2006 o Supremo Concílio decidiu que nenhum oficial pode ser maçom ativo, ou seja, integrar alguma loja maçônica.

Na terceira esfera há decisões do conselho que estabelece normas para o pleito. Ele não pode desconsiderar as anteriores, nem estabelecer regulamentação que conflite com as normas superiores. Assim, temos que na IPVM, para ser oficial (inclusive diácono) a pessoa deverá ser "contribuinte regular", posto que é dever de todo membro da Igreja:"c) sustentar a Igreja e suas instituições, moral e financeiramente" (CIPB; artigo 14, alínea c). Se o indicado não está inserido no cumprimento deste dever, não está qualificado para o oficialato.

Assim, os irmãos devem verificar se as pessoas indicadas estão dentro destas diretrizes. As que estiverem , serão conduzidas à decisão da Igreja quanto à eleição.

A Igreja está convocada para reunir-se dia 19 de abril às 09h15 em primeira convocação. Caso não haja quorum; em segunda convocação para o dia 26 de abril às 10h00.

Orem, indiquem e escolham.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.