PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 8 de março de 2009

BEM-AVENTURADO (24)

ANO LXVI - Domingo, 08 de março de 2009 - Nº 3306

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia" (Mt.5:7)

A etimologia das palavras (sentido original, primário, de raiz) é muito importante para a compreensão do sentido da própria palavra e para o realce de sua beleza e significado.

A palavra misericórdia tem um sentido etimológico de profunda beleza e riquíssimo significado. Sua raiz está no latim, com formação por duas palavras: misere=miséria; cordes=coração. Assim, tem-se o sentido de "coração na miséria". O misericordioso é, portanto, aquele(a) que tem o seu coração colocado na miséria do outro.

É evidente que se trata de um sentimento profundo de pesar e tristeza pela situação de miséria em que o outro se encontra. É a manifestação da compaixão, ou capacidade de sentir (sofrer) com aquele(a) que está em amargura e sofrimento.

O sentido de miséria não é esgotado na concepção de pobreza ou ausência de recursos para as necessidades básicas, embora isto também seja alvo do senso da palavra. A degradação do ser humano em sua expressão total (holística) é o que está em foco. A falta de moradia, alimentação, saúde, vestimenta, educação e perspectiva de melhora e progresso, compõe o campo do que se chama miséria. Há também os que tendo todas estas coisas, como bens e serviços à sua disposição, estão existencialmente em condições de miséria.

Jesus nos ensina que ditoso é aquele(a) que se importa, que se condói, que se comove e se envolve nestas manifestações várias de carência extrema na vida de outro ser humano. É uma rejeição e repreensão à indiferença e ao descaso que, tantas vezes, fazem parte de nossa rotina nesta sociedade atual. Meu interesse, minha preocupação, meu cuidado, minha compaixão não vai além de meu próprio umbigo.

A promessa para o misericordioso é de que ele (ela) alcançará misericórdia. Está sujeito às vicissitudes da existência e poderá ver-se mergulhado em uma condição de miséria, quando então alcançará misericórdia. Não será esquecido, nem abandonado.

Deus pôs o "Seu coração" em nossa condição miserável como pecadores; manifestemos misericórdia com aqueles que se encontram atingidos pela miséria, para erguê-los e levantá-los desta situação. Assim como Deus, em Cristo, usou para conosco de misericórdia, usemo-la também, a fim de alcançarmos igualmente misericórdia.

Bendito seja o Deus de misericórdia.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.