PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de setembro de 2007

PROMOVENDO A ELEIÇÃO DE PRESBÍTEROS (1)

ANO LXV - Domingo, 23 de setembro de 2007 - Nº 3230

"Promovendo a eleição de presbíteros" (Atos 14: 23)

Muitos não gostam: assembléia para eleição de oficiais. O livro de Atos dos Apóstolos nos mostra que esta prática era usual na Igreja Cristã como vemos com o Apóstolo Paulo a promover "eleição de presbíteros", os quais conduziriam a vida da Igreja.

Esta é a oportunidade de a igreja manifestar-se com relação a seus oficiais, escolhendo-os, reconduzindo-os ou não ao oficialato. A Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil em seu artigo 111 parágrafo único diz que o pastor instruirá a igreja a respeito das qualidades que deve possuir o escolhido para desempenhar o ofício e isto um mês antes da realização da assembléia. Assim, usarei nosso boletim para tal orientação.

Veremos primeiramente as diretrizes em nosso ordenamento constitucional, focando em primeiro lugar as qualidades pessoais e caráter cristão, seguindo-se os requisitos institucionais.

Qualidades pessoais e caráter cristão:

Artigo 50: "O presbítero regente... juntamente com o pastor, exercerá o governo e a disciplina, zelará pelos interesses da igreja que pertencer bem como de toda comunidade..."
Artigo 55: "Presbítero... deve ser assíduo e pontual no cumprimento de seus deveres, irrepreensível na moral, são na fé, prudente no agir, discreto no falar e exemplo de santidade na vida"

Requisitos institucionais:

Artigo 13: parágrafo 1º c/c artigo 112: "Só poderão ser votados os maiores de 18 anos e os civilmente capazes."
Artigo 13: parágrafo 2º: "Para alguém exercer o cargo eletivo para o presbiterato ou diaconato, o prazo é de 1 ano após a sua recepção, salvo casos excepcionais, a juízo do conselho, quando se tratar de oficiais vindos de outra igreja presbiteriana".
Artigo 25: parágrafo 2º: "Para o oficialato só poderão ser votados homens maiores de 18 anos e civilmente capazes".

Verifique estes postulados, examine criteriosamente, ore com instância e participe com seu voto consciente. Analise cuidadosamente a vida pessoal, familiar, social, econômica e eclesiástica daquele em quem você pretende votar. Escolha zelosamente e em oração. (segue no próximo boletim).

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.