PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 2 de setembro de 2007

NÃO SOMOS IGREJA DE CRISTO

ANO LXV - Domingo, 02 de setembro de 2007 - Nº 3227

Não somos Igreja de Cristo

Pode soar de modo estranho a afirmação que se lê acima. Mas, esta é uma declaração recente da Igreja Católica Romana sobre as demais comunidades cristãs, feita pela Congregação para os Assuntos da Fé, novo nome dado à antiga instituição romanista chamada Inquisição. Ah saudades das fogueiras que ardiam em nome da fé romana; por certo assim respiram os liderados pelo radical e intransigente ex-prefeito da referida Congregação e, certamente, ele mesmo, hoje chefe maior e cabeça da Igreja Católica Romana. A declaração não foi feita de forma negativa, mas positiva, ou seja, o documento afirma ser a Igreja Católica Romana a única e verdadeira, estando os demais grupos chamados cristãos fora desta realidade e necessitam voltar ao seio da "Santa Madre Igreja".

Alguns aspectos devem ser ressaltados quanto a este fato. O primeiro é reconhecer a coerência da Igreja Romana e sua convicção em fazer tal declaração. Ensina-nos a não ter medo de assumir e sustentar determinada posição e convicção, mesmo que isso seja interpretado de maneira hostil pela sociedade. Não estou afirmando que tal declaração seja correta, mas reconheço a coragem em fazê-la e suportar suas conseqüências. O segundo refere-se à demonstração de que: "Roma é sempre a mesma". Trata-se de tradução livre de um provérbio latino, enfatizando que Roma não muda. Isto é positivo no sentido de deixar claro a alguns seguimentos evangélicos de caráter "ecumenóide", (que imaginavam haver Roma mudado seu interior e se modernizado), o fato de que Roma ainda é a mesma. Todos os dogmas desde a infalibilidade papal até a assunção física de Maria e sua entronização como rainha do céu e mediadora entre Deus e os homens continuam intocados. O fato da postura de Roma fica claro também na alteração do documento produzido pelos Bispos da Conferência Episcopal Latino Americana, documento que foi "reredigido" pelo Vaticano, deixando descontente a "ala avançada e progressista" da Igreja Romana. Um terceiro aspecto é relativo ao desafio à nossa convicção como Igreja de Cristo de tradição reformada.

Estamos conscientes e firmes de nossas posições, ensinos e doutrinas, certos não só de nossas raízes históricas, mas também de nossa conversão pessoal e relação vivencial com Jesus Cristo na condição de nosso Salvador e Senhor, tendo como base as Escrituras Sagradas, promovendo a evangelização dos que ainda não estão nesta dimensão de fé cristã, bíblica e evangélica, visando sua conversão à verdade em Cristo Jesus.

Termino afirmando que integramos e compomos uma igreja que é una, santa, católica e apostólica como genuínos e autênticos servos e discípulos do Senhor Jesus, não dependendo isto de declaração formal de pessoa alguma ou mesmo instituição terrena, pois temos certeza de que em Cristo fomos "libertados do império da trevas e transportados para O Reino do Filho do Seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados" (Cl 1: 13-14). Aleluia. Glória a Deus. Somos Igreja de Cristã.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.