PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 16 de setembro de 2007

NÃO HÁ ÁRBITRO

ANO LXV - Domingo, 16 de setembro de 2007 - Nº 3229

Não há árbitro. (Jó 9: 33)

É comum confundir juiz e árbitro. Nas competições esportivas aqueles responsáveis por verificar a aplicação das regras eram erroneamente chamado de juiz. Na verdade, ele é um árbitro (o que acertadamente tem sido ensinado) e está na condição de mediador entre duas partes, a fim de estabelecer o que seja correto e justo à luz das normas e regras daquele esporte.

Estando Jó debaixo de situação calamitosa para si, com sua família morta, seus bens todos perdidos e a saúde em situação de desgraça com a pele coberta de chagas purulentas, tornando-o repulsivo e detestável aos olhos das pessoas que o viam assim; lamenta não haver árbitro entre ele e Deus, que possa ter a mão estendida sobre ambos. Jó conhecia o Senhor apenas de ouvir e mantinha rituais de culto e purificação, mas seu conhecimento de Deus não era pessoal e vivencial, Deus estava distante, longe, separado.

Este lamento legítimo de Jó esteve presente por longos séculos na experiência humana. Mesmo quando havia sacerdotes humanos instituídos por Deus, estes não podiam ter suas mãos "postas sobre nós ambos". Eles eram limitados e apenas homens. O lamento continuava verdadeiro e aflitivo.

No entanto, Deus em Sua graça nos abençoa e resolve este problema mudando tal quadro de forma radical. Jesus, Seu único Filho, vem ao mundo para ser aquele que é o mediador ou árbitro e que tem "a mão sobre nós ambos". De fato, Jesus tem uma das mãos sobre o nosso ombro e a outra no "ombro" de Deus, estabelecendo este vínculo, determinando esta relação e fazendo esta ponte com sua mediação. Jesus é o único que está entre Deus e nós e nos torna unidos e reconciliados. O apóstolo Paulo nos fala sobre isto ao ensinar: "há um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (I Timóteo 2: 5). Assim, alegremo-nos e regozijemo-nos pois hoje temos Jesus que mantém Sua mão colocada no coração de Deus e, ao mesmo tempo, a mantém posta sobre nós, para consolar-nos, amparar-nos e dar-nos a salvação e a vida eterna. Bendito seja o Senhor por este nosso mediador. Deus nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.