PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 7 de janeiro de 2007

UNIDADE NA PLURALIDADE

ANO LXIV - Domingo, 07 de Janeiro de 2007 - Nº 3193

UNIDADE NA PLURALIDADE
(Efésios 4:15-16)

Nas páginas do Novo Testamento várias figuras são usadas para ilustrar a Igreja de Cristo. Uma das favoritas de Paulo é o corpo. Esta figura é recorrente nos escritos paulinos e traz consigo ensinos de profundo valor e significado para nós como Igreja ainda hoje. Alguns princípios devem estar presentes em nossa experiência como Igreja Cristã , Corpo vivo do Senhor, a saber:

1º) Importância do Outro e de Todos: Neste sentido Paulo deixa claro o fato de que todos os membros têm sua importância na estrutura unitária do Corpo. Ele não diz que todos têm igual importância ou valor, mas destaca a verdade de que todos são importantes para a harmonia e funcionamento adequado do todo.

2º) Respeito ao Outro: Como decorrência da visão da importância de todos, surge a compreensão quanto ao respeito pelo outro. No contexto do corpo é preciso haver respeito mútuo entre os membros, manifestando o que na linguagem paulina é assim expresso: “preferindo-vos em honra uns aos outros” (Rm.12:10). O desprezo, o desdém e o menos cabo não podem encontrar agasalho no ambiente do Corpo de Cristo, a Igreja do Senhor.

3º) Necessidade do Outro: O corolário natural que segue aos dois anteriores é a percepção da necessidade existente em relação ao outro. É claro que, às vezes (por situação de acidente ou violência), poderá ocorrer a supressão de algum elemento integrante do corpo. Mas, esta situação não elimina a verdade de que aquela parte seccionada seja necessária. Sua ausência, falta ou supressão determinará ônus para outra parte e desequilíbrio na estrutura harmônica do corpo.

4º) Cooperação com o Outro: Por fim, fica claro o imperativo da cooperação de todos para o benefício de todos. A inoperância de um poderá gerar colapso no todo. A mão não pode entrar em “greve” contra o estômago e pensar que o dano será só do estômago. Não somos partes isoladas e estanques, mas uma unidade que é afetada pela inércia ou inoperância de qualquer membro. Ouçamos o que nos diz o apóstolo Paulo: “pela justa cooperação de cada parte, efetua seu próprio crescimento”. Oremos e trabalhemos para que estes princípios sejam manifestos enfaticamente na vida e experiência de nossa amada e querida IPVM, a fim de vivenciarmos nosso “próprio aumento para a edificação de nós mesmos em amor”. Pela graça de Deus e para Sua glória.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.