PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de janeiro de 2007

ORAI TAMBÉM POR MIM

ANO LXIV - Domingo, 28 de Janeiro de 2007 - Nº 3196

Orai também por mim”.
Êxodo, 8:28 (final)

A prece e a oração fazem parte da experiência da humanidade na relação com a religião e o sagrado. É muito difícil que alguém rejeite a feitura de uma oração a seu favor, mesmo que seja por mera delicadeza e até pense: “se não faz bem, mal também não faz” ou por respeito à opinião do outro.

A expressão que temos encimando este escrito, à “prima face” pode parecer altamente positiva e extremamente boa. No entanto, ao analisarmos o contexto em que está inserta, parece-nos desvanecer-se tal idéia. O solicitante ou suplicante é o grande e poderoso Faraó do Egito, já agora abalado pelas manifestações poderosas de Javé. Tal situação faz com que aquele suserano se torne suscetível a uma tentativa de possível abrandamento ou arrefecimento da ira deste “deus”, que se demonstra e manifesta tão portentoso. Vemos que não é uma atitude de fato sincera, posto que aquele mandatário não manterá sua palavra e voltará a posicionar-se zombeteiramente, mantendo o povo cativo e, descumprindo o que houvera prometido e dito a Moisés.

Há, a exemplo de Faraó, ainda hoje, aqueles que se voltam para nós com o fito de nos pedirem o mesmo que aquele soberano do passado: “ore por mim”. Todavia, o que vemos, em muitos casos, é um mero desejo ou interesse em relação a determinado benefício que poderá ser alcançado pela oração a seu favor; porém nada mais que isto. Não há desejo em conhecer Àquele a quem se vai orar, não há interesse em comprometer-se com Aquele que responderá a prece; não há vontade de compromissar-se, de fato e de verdade, com inteireza de alma, entendimento e coração com Deus a quem se vai orar. Interessam apenas o benefício imediato, a ajuda pronta, o socorro momentâneo.

Tenhamos, pois, o cuidado de não nos tornarmos como Faraó que via em Deus e na oração apenas um modo rápido de resolver uma dificuldade que nos aflige; porém, seja nosso coração levado a pedir que orem a nosso favor, mas com desejo real e autêntico de conhecermos e aceitarmos incondicionalmente em nossa vida Aquele a quem oramos. Não peça apenas que orem por você, se-entregue irrestritamente ao Senhor Jesus e receba bem mais que a simples solução de um problema terreno, alcance a paz e a vida eterna.

Ao nos pedirem “ore por mim”, ore, mas, também fale da vida eterna que há somente em Cristo Jesus.

Deus o (a) abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.