PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de fevereiro de 2007

COMO ESTAMOS OFERTANDO AO SENHOR?

ANO LXIV - Domingo, 11 de fevereiro de 2007 - Nº 3198

COMO ESTAMOS OFERTANDO AO SENHOR?

Jesus era um mestre na arte da observação. Invariavelmente, Ele procurava observar a criação, os acontecimentos à sua volta, os hábitos e costumes das pessoas, a fim de utilizá-los em suas parábolas, ensinos e conversas com os seus discípulos.

Em Marcos 12:41-44, encontramos Jesus no templo, mais precisamente no pátio das mulheres, onde ficavam 13 cofres em forma de trombeta. O que Jesus fazia ali? Ele estava observando “como o povo lançava ali o dinheiro”. Ele observou que muitos ricos depositavam grandes somas de dinheiro, pois pelo barulho que as moedas faziam ao serem colocadas no gazofilácio e pelo tempo que elas percorriam até chegar ao fundo do mesmo, era possível dimencionar o volume das ofertas.

Mas o olhar de Jesus não se demorou nos ricos. Ele se deteve numa mulher anônima, viúva e pobre, que colocou no tesouro apenas duas moedas, dois leptos, a moeda de menor tamanho e valor. Jesus, então, aproveitou aquele momento para ensinar preciosas lições aos seus discípulos e, por extensão, a todos nós também.

Uma primeira lição é que Jesus não somente vê o que ofertamos, mas como ofertamos. Seu olhar não fica na superfície, mas penetra profundamente, atinge o coração e vê o que está no íntimo de cada um de nós. Ele sabe que, muitas vezes, a generosidade externa esconde a escassez no íntimo, ao passo que a generosidade interna dá sentido à escassez externa. Foi por isso que aquela viúva ofertou mais que todos os outros. Ela não deu as sobras, mas tudo! O nosso Deus não está à cata de sobras. Ele quer o nosso tudo, a nossa vida, enfim, aquilo que somos , temos e fazemos. Que as nossas ofertas ao Senhor sejam, de fato, uma expressão sincera e verdadeira do seu Senhorio sobre nós.

Uma segunda lição é que aquela mulher, não obstante trazer tão irrisória oferta aos olhos humanos, não abriu mão do privilégio de ofertar ao Senhor. Ela sabia que não somos avaliados pela quantidadae daquilo que trazemos ou damos, mas pela fidelidade, pela nossa obediência e disposição em dar. Além disso, ao colocar no gazofilácio todo o seu sustento, ela se colocou totalmente nas mãos de Deus, na dependência de Deus, revelando assim o quanto ela confiava Nele.

Finalmente, nós aprendemos que ninguém é tão pobre que não possa dar nada ao Senhor. E, não estamos falando apenas de dinheiro. Falamos de dons, talentos, potencialidades. Ninguém é insignificante, descartável aos olhos de Deus. Portanto, não se descarte e nem se negue para Ele, mas entregue-se completamente em suas mãos.

Rev. José Roberto Silveira

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.