PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de novembro de 2006

REENCARNAÇÃO X ENCARNAÇÃO

ANO LXIV - Domingo, 26 de novembro de 2006 - No 3187

Reencarnação X Encarnação

A TV Globo tem, constante e insistentemente, procurado doutrinar o público brasileiro nos ensinos do espiritismo. Tem feito isso, principalmente (mas não exclusivamente) por meio de suas tele-novelas. Há alguns meses atrás, foi exibida uma novela chamada "Almas Gêmeas", cujo assunto principal girava em torno das constantes reencarnações dos personagens principais. Quando a novela terminou, a Rede Globo trouxe ao ar pela terceira vez os capítulos de "A Viagem", estória com temática radicalmente espírita. Agora, inciou-se uma nova novela das seis, chamada "O Profeta", cuja trama principal envolve um jovem que possui o dom de premunições e visões do futuro. O interessante é que quem vai "burilar" os talentos do jovem e fazer vir à tona sua "mediunidade" será o mestre do centro espírita do bairro onde o jovem mora.

As principais ênfases do ensino espírita, que são a comunicação com os espíritos e a reencarnação, não encontram base na Palavra de Deus. Na parábola do rico e do mendigo Lázaro, contada por Jesus conforme o registro de Lucas 16.19-31, é dito que os mortos não podem comunicar-se com o mundo dos vivos. Além disso, a Bíblia constantemente proíbe a prática e repreende duramente aqueles que praticam a necromancia (tentativa de invocar o espírito dos mortos, Lv 19.31, Lv 20.6, Lv 20.27, Dt 18.11). Quanto à reencarnação, trata-se de uma doutrina que não é, de forma alguma, ensinada nas Escrituras. Pelo contrário, é dito em Hebreus 9.27-28: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação."

A Bíblia ensina, sim, a doutrina da Encarnação: o Filho de Deus, a Segunda Pessoa da Trindade, ou seja, o próprio Deus Filho, deixou as alturas dos céus para revestir-se da humanidade, na pessoa do Senhor Jesus Cristo. É isso que comemoramos no Natal! Jesus não é a reencarnação de ninguém e jamais se reencarnará. Ele é a Encarnação do Verbo Divino, que veio ao mundo para trazer salvação àqueles que crêem, através da fé e do arrependimento. Ele morreu uma única vez, e depois disso ressuscitou para nossa salvação. "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." (Jo 1.14).

Firmados na Palavra de Deus, precisamos denunciar, mais do que nunca, que as doutrinas espíritas não encontram base na Escritura Sagrada. Respeitamos e amamos as pessoas que seguem o espiritismo. Mas isso não pode nos levar a omissão de deixar de asseverar que o espiritismo é mentiroso, contraria o ensino da Bíblia e leva as pessoas para longe da salvação por meio de Cristo Jesus.

Só em Jesus Cristo, a Palavra Divina Encarnada, há salvação! Por meio de sua vida de perfeita obediência a vontade do Pai, aqueles que crêem recebem justificação da parte de Deus. Por meio de seu sacrifício na cruz, nossos pecados são cancelados. Neste Natal, deixe de lado tudo aquilo que contradiz a Escritura, e volte-se para Cristo Jesus, nosso único e suficiente Salvador!

Rev. Davi

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.