PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 12 de novembro de 2006

ELEIÇÃO PASTORAL

ANO LXIV - Domingo, 12 de novembro de 2006 - No 3185

ELEIÇÃO PASTORAL

Ao longo da história, Deus tem se valido de diferentes meios para designar seus servos para tarefas específicas. No deserto, Ele se utilizou da sarça ardente para estabelecer Moisés como líder de seu povo, a fim de tirá-lo da terra do Egito. Em Canaã, foi por meio de um bocado de lã e do orvalho da madrugada que Deus institui Gideão como juiz de Israel. No caso do profeta Eliseu, a transmissão da capa de Elias foi o instrumento que simbolizou o início do ministério profético. Já Isaiais e Jeremias foram vocacionados para este mesmo ministério através de visões dadas por Deus.

No Novo Testamento, o livro de Atos nos ensina que era prática dos apóstolos a eleição de presbíteros para ficarem a cargo do pastoreio e administração das Igrejas recém-organizadas. Em Atos 14.23 é dito, a respeito de Paulo e Barnabé: "E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido."

A Igreja Presbiteriana, baseada no método utilizado pelos apóstolos, entende que é por meio da eleição que Deus evidencia quais são os líderes designados por Ele para o pastoreio e cuidado de seu rebanho numa determinada Igreja, por um certo período de tempo.

Nesta manhã, a IPVM se utilizará desse recurso estabelecido por Deus em sua Palavra, para votar quanto ao seu pastorado para os anos seguintes. A eleição de hoje tem algumas peculiaridades, por isso algumas palavras devem ser ditas visando o esclarecimento da Assembléia.

Primeiro, a Assembléia eletiva não ocorrerá nos moldes aos quais a Igreja está acostumada. Por determinação do Supremo Concílio da IPB, a Assembléia deverá ser aberta e encerrada numa mesma sessão, no interregno da qual ocorrerá a eleição. Isso significa que a Assembléia se iniciará e terminará de manhã, e todos aqueles que assinarem a lista de presença para verificação do quorum, no início do Culto, não deverão se ausentar após o início da Assembléia.

Segundo, nessa eleição teremos um candidato único concorrendo ao cargo de pastor efetivo da Igreja para os próximos três anos (2007, 2008 e 2009). A cédula da eleição veiculará a seguinte pergunta: Você vota no Rev. Paulo Audebert Delage para o cargo de pastor efetivo da IPVM para o mandato de três anos de 01º de janeiro de 2007 à 31 de dezembro de 2009? Cada membro deverá responder sim ou não, conforme indicado na cédula. Vote conforme parecer bem a sua própria consciência, segundo o Espírito Santo inclinar o seu coração. A Assembléia é livre e soberana, e a partir de sua deliberação conheceremos a direção de Deus para a vida da IPVM.

Que Deus dê sabedoria a cada um dos irmãos individualmente, e à IPVM como um todo. A decisão tomada certamente será a manifestação da vontade de nosso Deus.

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.