PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 29 de outubro de 2006

31 DE OUTUBRO - 489 ANOS DE REFORMA

ANO LXIV - Domingo, 29 de outubro de 2006 - No 3183

31 de outubro - 489 anos de Reforma!

Na próxima terça-feira, o movimento de Reforma Protestante, iniciado no século XVI, completa 489 anos. Diante de uma data tão memorável, poderíamos indagar: O que mudou com a Reforma? Quais transformações e contribuições esse movimento trouxe à humanidade?

Sem dúvida, as mudanças trazidas pelo avivamento do séc. XVI são tão profundas e tão amplas que não poderiam ser discutidas em um espaço pequeno como este. Na verdade, são objetos de estudo de teses monográficas. A Reforma trouxe ao homem medieval uma nova cosmovisão, isto é, alterou sua maneira de pensar e interagir consigo mesmo, com o próximo e com o mundo criado por Deus. Mas nesse pequeno artigo, gostaria de refletir sobre algumas mudanças que a Reforma trouxe para a doutrina, o culto e a vida da Igreja.

A doutrina da Igreja mudou. A Reforma converteu a Igreja, trazendo-a de volta à centralidade da Escritura. A tradição produzida pelos papas e concílios não poderia mais ser considerada como ocupando o mesmo patamar de autoridade das Escrituras. Em virtude disso, houve uma revisão geral das doutrinas concernentes aos sacramentos, à obra salvadora de Cristo e muitas outras, que haviam sido corrompidas com o passar dos séculos.

Mudou também o culto da Igreja. A Igreja Católica Romana havia transformado o culto a Deus em missa, um sacrifício dominical caracterizado pela superstição, pelo ritualismo e pela completa ignorância daqueles que participavam da cerimônia. Era um mecanismo complexo, marcado pela ostentação visual e sonora, com o objetivo de impressionar os leigos, totalmente manipulados pelo clero. O culto reformado primou pela simplicidade na adoração ao Senhor, desde a arquitetura dos templos até a comunicação com o povo de Deus, que passou a ouvir a exposição da Escritura em sua própria língua, tornando-se participante ativo do momento de culto, e não um expectador passivo. A glorificação de Deus passou a ser a principal preocupação do culto reformado.

Mudou, por fim, a vida do povo de Deus. Em oposição a vida de devassidão do período medieval, principalmente entre os membros do clero, os reformadores, e em especial seus herdeiros, conhecidos como "puritanos", lutaram para que o povo de Deus vivesse com santidade e pureza durante o tempo de sua peregrinação nessa terra.

Devemos questionar se, em nossos dias, aqueles que se consideram herdeiros da Reforma, tem primado pela pureza da doutrina, culto e vida do povo de Deus. Infelizmente, se olharmos para os "evangélicos" de nossos dias, veremos que em grande medida isso não é verdade. A doutrina dos evangélicos atuais tem se distanciado da centralidade da Escritura, em virtude da influência de pseudo-apóstolos e outros líderes carismáticos, que enganam o povo com falsas doutrinas impostas por meio de sua influência. O culto de muitas igrejas "evangélicas" atuais desvirtuou-se completamente, tornando-se em um espetáculo centrado no homem, e não em Deus, buscando satisfazer os apetites humanos e fornecer entretenimento aos expectadores. E no que diz respeito à vida do povo "evangélico" de nossos dias, temos que reconhecer lamentavelmente que o testemunho cristão tem sido comprometido e difamado por muitos "irmãos": vide bancada "evangélica" do Congresso!

Nossa IPVM recebeu um legado dos Reformadores! Devemos buscar sempre honrar esse legado, porque ele implica principalmente na centralidade da Palavra de Deus em nossa doutrina, nosso culto e nossa vida. Que nessa data memorável, possamos refletir sobre o quanto temos sido fiéis a esse legado.

Rev. Davi

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.