PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 8 de outubro de 2006

UMA NOVA REFORMA!

ANO LXIV - Domingo, 08 de outubro de 2006 - No 3180

UMA NOVA REFORMA!

No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, professor de Teologia da Universidade de Wittemberg, fixou nas portas da Catedral desta cidade 95 teses questionando, à luz das Escrituras, práticas e doutrinas sustentadas pela Igreja Romana. Esse gesto de Lutero tornou-se o marco inicial do movimento de Reforma Protestante, que se propagou, durante o século 16, a outros países da Europa, sob a liderança de homens como Zwinglio, Farel, João Calvino e outros.

Embora os historiadores seculares tentem descaracterizar o aspecto religioso da Reforma do séc.16, dando ao movimento contornos político-econômicos, em sua essência, a Reforma Protestante foi um avivamento espiritual. A Igreja Romana distanciava-se cada vez mais das Escrituras, pautando-se na tradição eclesiástica e na autoridade papal para introduzir no cristianismo uma série de inovações claramente contrárias ao ensino apostólico, como por exemplo, as doutrinas da regeneração batismal, da salvação meritória, sem falar nas distorções do culto cristão, que tomou os contornos da missa romana.

Os reformadores, iluminados pelo Espírito Santo, empenharam seus esforços - e alguns deles até mesmo sua vida - para combater esses falsos ensinos e práticas, no afã de conduzir novamente a Igreja Cristã à pureza. Esse trabalho foi direcionado por cinco princípios que ficaram conhecidos como os solas da Reforma. Sola Scriptura: somente a Escritura deve ser tida como regra de fé e prática da Igreja. Sola Fide: somente a fé em Cristo Jesus, e não obras meritórias, pode nos assegurar a justificação diante de Deus. Solus Christus: somente Cristo Jesus é o Salvador e o único Mediador entre Deus e Seu Povo, não a Igreja, e nem santos ou anjos. Sola Gratia: somente a graça de Deus pode livrar o homem do pecado e regenerá-lo para uma nova vida. Soli Deo Gloria: toda glória, na Criação e na Redenção, na vida e no culto, deve ser rendida somente ao Deus triúno.

Infelizmente, ao avaliarmos a igreja evangélica de nossos dias, constatamos que o legado dos reformadores tem sido negligenciado. Os evangélicos afastaram-se desses princípios balizadores, relegando a Palavra a um segundo plano, deixando de anunciar com fervor a salvação pela graça, mediante a fé somente em Cristo Jesus, e praticando um culto mais centrado no homem do que em Deus.

Precisamos de uma nova reforma espiritual! O povo evangélico de nossos dias precisa arrepender-se de seu mundanismo e retornar à prática dos princípios basilares da Reforma: Cristo, a Escritura, a Graça Salvadora, a Fé Genuína e a Glória de Deus devem ter centralidade em nossa doutrina, nosso culto e nossa vida. Assim, o cristianismo voltará a ser uma força transformadora na História.

Rev. Davi

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.