PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 16 de janeiro de 2005

TUDO QUANTO FIZERDES, FAZEI-O DE TODO CORAÇÃO

ANO LXII - Domingo, 16 de janeiro de 2005 - No 3090

"Tudo quanto fizerdes, fazei- o de todo coração..." Col. 3:23

Esta afirmação bíblica evidencia que há dois modos de se executar uma tarefa. Ainda que implicitamente percebe-se que é possível fazer de "todo" coração ou fazê-lo simplesmente com as mãos.

Um modo é trabalhando com amor! Outro é a simples execução de uma tarefa sem que haja sentimento. Isto é, não há envolvimento pleno do coração, só as mãos funcionam.

Parece muito simples, mas a análise das duas possibilidades comprova resultados opostos.

Aqueles que fazem só com as mãos, são descontentes, desajustados, inquietos, não alcançam nenhuma realização, agem como máquinas insensíveis. São indiferentes, não vibram, não participam do que fazem, executam mecanicamente por mero hábito, são cumpridores de tarefas. Fazem só pelo dever, sentem-se obrigados e não há rendimento maior no que fazem.

Felizmente, há um segundo caminho para se realizar um trabalho: de todo o coração. São aqueles que unem o coração às mãos e se dedicam, se desgastam, desprendem energias, se esgotam com toda alma e coração, doam-se e não medem sacrifícios nem forças para o desempenho da sua incumbência.

Fazer de todo o coração é identificar-se com a obra realizada vivenciando-a. Em seu ministério entre hansenianos Padre Bento foi acometido da doença. Orou: "Senhor, graças te dou porque agora posso sentir-me como um deles."

Fazer de todo o coração é ter a consciência do valor da obra. Neemias respondeu: "Estou realizando grande obra, de sorte que não descerei".

Na parábola do bom samaritano evidencia-se claramente a linguagem cardiológica, isto é, um coração em pleno funcionamento: "movido de íntima compaixão". O coração do pastor e do diácono não atuou, o do bom samaritano sim: desceu do animal, deu atenção, deu o vinho e o óleo, curou as feridas, tomou-o em seus braços, colocou-o na cavalgadura, foi a pé, levou-o à estalagem, expôs-se ao perigo, passou a noite com ele, perdeu o sono, atrasou sua viagem, pagou com seu dinheiro, prometeu voltar, comprometeu-se a pagar as demais despesas.

Em 2.005, "tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças..." e "de todo o coração", para a glória de Deus, não para agradar homens.

Rev. Rubens

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.