PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de janeiro de 2005

NO TEMPLO...

ANO LXII - Domingo, 23 de janeiro de 2005 - No 3091

NO TEMPLO...

O Salmo 73, vers. 17 afirma: "até que eu entrei no santuário de Deus, então eu vi...". A experiência do salmista Asafe não é diferente da nossa. Distanciou-se do Templo e na convivência com os ímpios, observando o triunfo dos maus, seus aparentes sucessos, as vitórias ilusórias dos corruptos, ele quase os assimilou: "Quanto a mim, os meus pés quase se desviaram e pouco faltou para que escorregassem meus passos...".

Distante do Templo é assim: há o perigo de nos amoldarmos ao sistema do mundo e da maldade. Por que é bom estar no Templo? Porque feliz é o que "não anda no conselho dos ímpios", feliz é o que "não se detém no caminho dos pecadores", feliz é o que "não se assenta na roda dos escarnecedores", feliz é aquele cujo "prazer está na lei de Deus e na Sua lei medita de dia e de noite" (Sl. 1). Daí a busca incessante do salmista: "Uma cousa peço ao Senhor e a buscarei, que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e meditar no seu Templo."

Por que é bom estar no Templo? No burburinho da vida agitada que levamos, na fábrica, na escola, no escritório, no lar, não temos tempo para ouvir Deus. Só no Templo, em meditação, podemos dizer: "fala, Senhor, que o Teu servo ouve". No Templo, Deus nos ouve, nós O ouvimos. É bom estar na Casa de Deus porque ali ouvimos, enxergamos e meditamos melhor, "até que eu entrei no santuário... então eu entendi..." - no Templo contemplamos a beleza de Deus e a sua glória.

No Templo as portas da glória de Deus parecem se abrir e vemos além das nossas limitações, além das nossas desorientações. No Templo cessam as incompreensões, nossos corações e mentes se tornam morada de Deus. Na presença de Deus nossa visão dos problemas, muitas vezes deformada, é corrigida, ganhamos visão panorâmica, pois a cegueira que traz a escuridão, o medo, a dúvida, o pavor, a insegurança - tudo isso desaparece, numa experiência real com Jesus.

O cego de nascença, após seu encontro com Cristo, clamou: "Uma cousa sei: Eu era cego, e agora vejo." Jó também declarou: "Eu Te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem."

Até que eu entrei no Templo de Deus, então eu enxerguei....

Rev. Rubens

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.