PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 9 de janeiro de 2005

TRÊS PALAVRAS PARA 2005

ANO LXII - Domingo, 09 de janeiro de 2005 - No 3089

Três Palavras para 2005

No final de 2002, em um culto que anualmente minha família realiza na noite de Natal, ouvi um edificante sermão a respeito de três palavras que deveriam nos acompanhar ao longo do novo ano que estava por iniciar. Jamais esqueci essa mensagem. As mesmas expressões foram mencionadas pelo Rev. Rubens durante sua pregação por ocasião do culto de vigília em nossa Igreja. Como estamos ainda no início deste novo ano, julgo ser oportuno compartilhar com os irmãos a mensagem contida nessas três palavras, que são:

1. Ebenezer (1Sm 7.12): Após um grande livramento realizado por Deus, o profeta Samuel tomou uma pedra e colocou entre Mispa e Sem, chamando-lhe Ebenezer, que quer dizer "pedra de socorro". Então disse: "Até aqui nos ajudou o Senhor". Nesse início de ano, devemos olhar para trás e reconhecer, com gratidão, o quanto Deus tem cuidado de nós. Ele tem nos suprido em todos os sentidos: material, emocional e espiritualmente. Ainda que tenham sido grandes as lutas no ano que se findou, devemos reconhecer que o simples fato de estarmos vivos é uma prova da misericórdia de Deus. Em 2005, portanto, vamos manter nosso coração cheio de gratidão a Deus, nosso Pai, nossa verdadeira pedra de auxílio, e a Cristo Jesus, a principal e angular pedra da Igreja (1Pe 2.7).

2. Jeová-Girê (Gn 22.14): "O Senhor Proverá". Esse foi o testemunho de fé marcante de Abraão, quando enfrentou uma situação adversa. A obediência marcante de Abraão, que não negou a Deus seu próprio filho, era motivada por uma confiança inabalável de que Deus supriria cada uma de suas verdadeiras necessidades. Que, ao passarmos por lutas e provações, possamos ter essa mesma fé! Por certo o Senhor proverá para nós livramentos ao longo de 2005.

3. Emanuel (Mt 1.23): Que quer dizer "Deus Conosco", um dos nomes de nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus é o próprio Deus revestido de humanidade, um Deus que por amor veio habitar entre nós e assim experimentou cada uma de nossas angústias, até mesmo a morte. A Bíblia diz que o Senhor Jesus continua vivendo conosco: "E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mt 28.20). Aquele que recebeu Jesus como seu Senhor e Salvador, tem sempre a certeza da presença confortadora e encorajadora do Senhor em sua vida. Essa é a maior bênção que podemos desfrutar em 2005 e em toda nossa vida.

Que essas três palavras possam ser constantemente mantidas em nosso coração, como fonte de consolo e renovada confiança em Deus!

Rev. Davi Miguel Manço

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.