PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de outubro de 2003

HERANÇA GLORIOSA

ANO LXI - Domingo, 26 de outubro de 2003 - No 3026

HERANÇA GLORIOSA

Outubro. Neste mês as igrejas cristãs reformadas comemoram o evento histórico e marcante conhecido como Reforma Protestante do Século XVI. Da mesma forma que a independência política do Brasil não foi um gesto isolado e ousado de Pedro I, a Reforma também não foi um ato heróico ou precipitado de um monge contestador. Desde o momento em que a Igreja começou a desviar-se da simplicidade evangélica do primeiro século, vozes se ergueram apontando os erros e clamando por reforma. Mas logo foram abafadas nas masmorras e nas fogueiras.

No Século XVI, favorecidas pelo clima renovador da Renascença, as idéias reformistas encontraram acolhida entre príncipes e pensadores, professores e estudantes universitários. Mas até chegar a Lutero, a Reforma foi um processo longo e penoso, marcado pelo martírio de milhares de cristãos cultos e piedosos, que simplesmente não se conformavam com as inovações doutrinárias da Igreja, e muito menos com o seu enriquecimento material e sua interferência no governo das nações européias. Entre os que não dobraram os seus joelhos diante do 'baal' da Idade média, desejamos honrar a lembrança e testemunho de um João Wycliff.

Nascido na Inglaterra, Wycliff estudou na Universidade de Oxford, onde obteve o título de Mestre em Artes e, posteriormente, Doutor em Teologia (1372). Pelos graus obtidos e comprovada capacitação, foi contratado para lecionar nessa mesma Universidade. Dedicado ao ensino, logo se fez notável por sua lógica e erudição. Insistindo na supremacia das Escrituras sobre a tradição oral como único fundamento da nossa fé, ele se esforçou para colocá-las nas mãos do povo. Entre 1382 e 1384 traduziu a Bíblia para a língua inglesa, contando com a colaboração de Nicolau de Hereford, famoso hebraísta.

Antecipando-se neste e em muitos aspectos ao trabalho de Lutero, Calvino e Zwinglio, João Wycliff denunciou a imoralidade do clero, recomendou o matrimônio dos sacerdotes e condenou as indulgências. Embora perseguido e ameaçado de morte, Wycliff descansou no Senhor quando ainda exercia o pastorado em Lutterworth. Anos depois, sob condenação do Concílio de Constança, seus restos foram exumados e queimados, e as cinzas lançadas no rio Swift.

Ao passarmos por mais um outubro, lembremo-nos desse passado de luta e sacrifícios, e honremos no presente essa herança de fé e amor deixada por Wycliff e tantos outros servos de Deus que se sacrificaram para que pudéssemos pensar com liberdade, adorar sem intermediários, servir sem imposições e viver na alegria da fé "que uma vez por todas foi entregue aos santos".

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.