PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de setembro de 2003

ESCOLHENDO PESSOAS

ANO LXI - Domingo, 28 de setembro de 2003 - No 3022

ESCOLHENDO PESSOAS

Escolher a pessoa certa para o lugar certo no momento certo. Eis o grande desafio em qualquer sistema ou organização, desde os primórdios da humanidade. Empresas, governo, associações. Nos agrupamentos religiosos também. A Igreja não foge à regra.

O Antigo Testamento registra um método usado pelo povo de Deus em momentos de difícil decisão. Por exemplo, na escolha de líderes e governantes. O sacerdote fazia uso do Urim e Tumim, que significavam luz e verdade. Por metonímia, trazer à luz, revelar, indicar. Eram fisicamente duas pedrinhas de cores diferentes trazidas pelo sacerdote numa pequena bolsa de couro. Urim seria a resposta favorável, a aprovação. Tumim correspondia a uma resposta desfavorável, rejeição ou desaprovação.

No Novo Testamento encontramos duas modalidades para escolha da liderança. Em Atos 1.23-26 "lançaram sortes". E em Atos 6.1-7 convocação da comunidade para fazer a escolha por eleição. Esta nova modalidade perdura até hoje entre os cristãos reformados, mormente na grei presbiteriana.

Duas observações se fazem necessárias: primeira, nem todos os eleitos se destacam. Entre os sete primeiros diáconos eleitos pela igreja primitiva apenas Estêvão e Filipe são mencionados pelo seu testemunho e serviço. Os demais permaneceram obscuros; segunda, o importante é que destacadamente ou obscuramente todos serviram ao Senhor. E isto é o que conta.
No próximo domingo estaremos escolhendo por escrutínio secreto quatro irmãos para o ofício de presbítero. E no domingo seguinte três irmãos para o ofício diaconal. Sem campanha eleitoreira, sem panelinhas, mas de mente aberta, de coração receptivo, no desejo de que o nosso voto reflita a vontade soberana do Senhor. Para isto vamos orar. Orar e acolher com respeito e carinho os que forem eleitos.

O número de vagas limitará o número dos escolhidos. Não haverá nenhum demérito para os que não forem eleitos. E nisto exalto o espírito de humildade e disponibilidade dos irmãos que vão se colocar à disposição da Igreja.

Que Deus nos ilumine.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.