PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de julho de 2003

OBEDIÊNCIA E FELICIDADE

ANO LXI - Domingo, 27 de julho de 2003 - No 3013

OBEDIÊNCIA E FELICIDADE

"Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios
quanto em que se obedeça à sua palavra?" I Sm 15.22

As livrarias e bancas de revistas estão abarrotadas de livros de auto-ajuda do tipo "Receita para uma vida feliz", " A força do pensamento positivo", "Os cinco degraus da felicidade", "Como viver bem", etc. etc. Não sei como ou até onde esses livros funcionam, mas li recentemente um artigo onde se diz que a maioria dos que freqüentam consultórios de psicólogos e psicanalistas já leu um ou mais desses livros.

Há um livro, porém, escrito por Hanna Whitall Smith, intitulado "O segredo de uma vida feliz", que foge completamente do estilo "estou OK, você está OK". Na realidade o livro de Hannah tornou-se um clássico da literatura cristã. Nele não há nada de "quatro passos fáceis para viver com sucesso". Com seriedade e cuidado a autora define a forma de uma vida plena e abundante em Deus. Não fala de facilidades, mas de dificuldades e traça os resultados de uma vida que se submete ao Senhor.

Sejamos realistas, não é fácil ser cristão. Mas é possível ser cristão e feliz apesar das circunstâncias. A felicidade vem pela obediência à Palavra de Deus e resulta em submissão ao senhorio de Jesus. Sem obediência a felicidade é artificial e vazia. Por exemplo, algumas pessoas pensam e agem de tal modo que é impossível experimentar uma vida feliz em casa com a família ou no ambiente de trabalho com os colegas. E não é por falta de religião. Pelo contrário, são pessoas que vão à igreja, cantam, oram, dão ofertas, na esperança de que, de alguma forma, Deus lhes dê um novo ânimo para atravessarem a semana. Buscam um tipo de renovação espiritual que ignore a miséria de suas vidas diárias e lhes dê alegria de viver.

De acordo com a Bíblia, o desejo de Deus não é ignorar a miséria, mas transformá-la. Para estar de bem com a vida é necessário estar de bem com o Senhor da vida. E isto só é possível quando obedecemos à Palavra do Senhor, ouvindo-a e colocando-a em prática em nosso viver diário e não apenas dominical.

Não são holocaustos e sacrifícios que alegram o coração de Deus. É a obediência à Sua Palavra, mesmo quando você não a entende ou ela entra em conflito com os seus desejos ocultos. Obedeça a Palavra. É a obediência da fé. Com isto Deus se alegra e faz de você uma pessoa realmente feliz ou, na terminologia bíblica, uma pessoa bem-aventurada.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.