PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 6 de julho de 2003

GUARDA O TEU PÉ

ANO LXI - Domingo, 06 de julho de 2003 - No 3010

"GUARDA O TEU PÉ..." Ec 5.1

Guardar o pé não é literalmente tirar o pé e guardá-lo, como descuidadamente poderia alguém imaginar. "Guarda o teu pé..." é expressão simbólica, figura de retórica, que corresponde a tenha cuidado ou veja como se comporta na Casa do Senhor.

Não sei exatamente como era aplicada no tempo de Salomão, mas sei como se aplica hoje. Basta observar o comportamento de algumas pessoas no santuário. Esparramadas, espichadas, como se estivessem numa cadeira de praia ou em casa diante da TV. Outras, braço envolvendo a namorada, mãozinha alisando o braço dela, cabecinha apoiada no ombro dele, beijinhos furtivos, muito romântico e próprio para quem está no cinema ou outro lugar qualquer, menos no templo e na hora do culto. Se distraem e distraem outros. Há quem não faça isso, mas fique displicentemente mastigando 'chiclets' ou batendo papo. Outras há que embora não fazendo nada, de nada participam, pensamento longe, desligadas do que se passa no culto. E há também aquelas que se portam cuidadosa e ordeiramente, mas apenas para assistir ao culto, como se culto fosse um espetáculo para ser apreciado.

O que é o culto? Que se faz no culto?

Culto é homenagem ao Eterno, Rei dos reis, e Senhor dos senhores. É expressão de amor em forma de oração e louvor. É momento de reverência e reflexão. É ofertório de vidas que comungam da mesma fé e da mesma esperança.

A Casa do Senhor é lugar de reverência porque o Senhor se faz presente. O seu Nome é invocado, sua Palavra é lida, sua Presença é sentida. Será que não podemos passar 60 minutos com a nossa atenção voltada exclusivamente para Ele?

Jacó teve uma extraordinária visão do Senhor em Betel. Mas o momento mais delicado foi quando ele reconheceu que "na verdade o Senhor está neste lugar e eu não sabia".

Que, no melhor sentido, aconteça o mesmo conosco.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.