PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de julho de 2003

QUE FAZES AQUI, ELIAS?

ANO LXI - Domingo, 13 de julho de 2003 - No 3011

"QUE FAZES AQUI, ELIAS?"
I Reis 19.13

Em horas de desespero, grita-se por Deus, na ânsia de que o ruído forte e grande possa chegar até Ele. Os gritos, porém, parece não passarem do teto!

Em momentos de fuga, quando o perigo que prossegue parece sempre mais perto, grita-se para Deus na esperança de que o grito revele o medo instalado na alma, e, assim, o Senhor venha socorrer. Os gritos para Deus mostram-se às vezes tão ineficazes quanto os gritos por Deus. E nada acontece!

A dor que provoca o grito por Deus não tem em si as condições de fazer-nos sentir a Sua presença. Mas a fé que transmite calma é a única que revela a presença viva desse Deus que, ao nos encontrar entregues aos medos, às dúvidas e ao desespero, fora portanto do nosso caminho-mundo, diz: "Que fazes aqui?"

Longe do caminho da luta é impossível vivenciar a fé que temos.

Esconder-se é a forma mais ilusória de encontrar a Deus.

"Que fazes aqui?" é a pergunta de Deus para nos levar de volta à solução do problema que deixamos insolúvel para trás.

Caminhar com Deus é plantar ao longo de todo o solo na certeza de que a semente espalhada germinará árvore boa e alimentícia.

"Que fazes aqui?" é palavra forte de Deus, dita num cicio tranqüilo e suave, a nos lembrar sempre que o Senhor nos chama pelo nome, porque nos conhece e nos quer fora da caverna, onde nos metemos, para a vida sob a luz intensa do sol ou sob o frio da chuva ou ainda da noite que, como tudo, passa sem deixar marcas nos que não precisam gritar por Deus, ou para Deus, porque o sabem junto a si.

"Bem-aventurados os que nEle se refugiam".

(Meditação deixada pelo saudoso Rev. Geraldo Nunes de Azevedo).

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.