PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 30 de setembro de 2001

NÃO TEMAS

ANO LIX - Domingo, 30 de setembro de 2001 - No 2918

"NÃO TEMAS..."

Não temas... Isto não parece irreal? Ainda estamos sob o impacto da tragédia que se abateu sobre o povo norte-americano. Quais serão as conseqüências? Haverá uma terceira guerra mundial? Sentimo-nos todos assustados e inseguros diante do terror organizado, seja civil ou militar.

Não precisamos nos transportar para Nova Iorque ou para o Afeganistão. Aqui mesmo em nossa cidade a insegurança é real. Cidadãos ordeiros são fulminados a tiros na rua, em pleno dia. Balas perdidas atingem mulheres e crianças inocentes no "abrigo" do lar. É a violência do trânsito nas avenidas e estradas. É a aproximação do aparentemente frágil trombadinha ou da covardia das gangues. É a ameaça da AIDS ou do desemprego. É a podridão moral e contagiante no mundo dos negócios e da política. É a prepotência dos fortes diante dos fracos. É a descrença nas instituições encarregadas da lei e da ordem. É o futuro incerto que tem de ser enfrentado. Sim, em face de tantos perigos e dificuldades é quase impossível viver sem temor, sem receios.

A aflição também tem atingido os "escolhidos do Senhor". Embora não sejamos do mundo, ainda estamos no mundo. E sofremos as contingências da nossa humanidade. Contudo há uma diferença marcante. Diante da adversidade o homem sem Deus se desespera, mas o homem com Deus... espera. Está escrito: "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (I Pe 5.6,7). Podemos ser afligidos, mas nunca abatidos. Não estamos sozinhos, nem desamparados. Somos do Senhor e nada nos pode separar do Seu amor!

Assim, em meio a angústias e incertezas de um mundo ensandecido, fazemos nossa a oração de Davi ao Senhor do universo e da nossa vida: "dispõe-me o coração para só temer o teu nome" (Sl 86.11). E a resposta do Senhor está em Is 41.13: "Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo". (Is 41.13).

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.