PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 2 de setembro de 2001

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR E A DEUS O QUE É DE DEUS

ANO LIX - Domingo, 02 de setembro de 2001 - No 2914

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR
E A DEUS O QUE É DE DEUS


O capítulo 22 do Evangelho de Mateus registra uma passagem de grande importância no ministério do Senhor Jesus. Toda uma teoria concernente aos deveres e responsabilidades da nossa cidadania temporal é baseada nesse texto.

A intenção dos fariseus era conduzir o Senhor Jesus a uma armadilha política e moral. Se Jesus simplesmente admitisse subordinação ao Império Romano, seria acusado diante do povo como traidor da causa judaica e, lógico, não poderia ser o Messias. Se Jesus rejeitasse a subordinação ao Estado pelo não pagamento dos impostos, seria acusado diante das autoridades romanas como subversivo, um perigoso rebelde político. A intenção dos fariseus era, portanto, hipócrita, venenosa, suja. Para eles os fins justificavam qualquer meio. O importante era destruir Jesus.

A resposta de Jesus é magistralmente desconcertante! Jamais os fariseus esperavam que Jesus fizesse o que fez e dissesse o que disse! Os judeus piedosos tinham vergonha e até se recusavam olhar a imagem de César. É claro que eles gostavam de dinheiro, mas, por escrúpulo, não olhavam a cara, só a coroa. O Senhor Jesus não nutria falsos escrúpulos. Ele pede uma moeda e aponta a efígie de César. Coloca, então, os seus opositores em confronto com a realidade - César era o imperador. Submetam, pois, a César o que é devido a César. Contudo não se esqueçam de submeter a Deus o que a Deus é devido!

É da natureza do poder temporal o desejo de domínio. Verdade que se manifesta na estrutura e normas políticas deste mundo. Não é assim no Reino que será estabelecido por Jesus. Ao contrário, servir é a norma preponderante do Reino de Cristo (Mt 20.25-28). Torna-se, pois, descartável qualquer justificativa para um cristianismo armado ou uma sociedade cristã imposta pela força. Não precisamos de uma "guerra santa". Deus ainda governa a história. A autoridade temporal existe porque Ele assim a permite (Jo 19.10,11). A soberania é de Deus.

César pode requerer o nosso trabalho e o nosso dinheiro, nunca a nossa alma. Fé e vida devemos apenas e exclusivamente a Deus.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.