PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de agosto de 2001

MISSIONÁRIO: MALUCO, MÁRTIR, MENDIGO OU O QUÊ?

ANO LIX - Domingo, 26 de agosto de 2001 - No 2913

MISSIONÁRIO: MALUCO, MÁRTIR, MENDIGO OU O QUÊ?

Fui convidada para falar sobre missões numa igreja bem viva e dinâmica. A familia que me hospedou não se cansava de ouvir minhas experiências missionárias. Até que, de repente, a filha que estava para terminar o curso de medicina começou a mostrar que estava seriamente considerando a possibilidade de servir na obra missionária. O ambiente mudou totalmente. Isso seria uma loucura! Muitos cristãos ainda consideram o missionário basicamente um maluco.

Missionário é uma pessoa chamada para sofrer. É alguém que não se preocupa com as coisas do mundo, despojado, um verdadeiro mártir! É assim que muito vêem o missionário. Um ideal que pode ser admirado e colocado num pedestal, não um modelo para ser seguido. E é claro que uma pessoa que está no pedestal não precisa de minha ajuda e compreensão.

Outros vêem o missionário como mendigo. Mas o missionário, que é convidado para se apresentar com carta de sua agência missionária com vistas a levantar sustento para o seu ministério, não deveria se sentir e muito menos ser tratado como mendigo. Missão é sempre um ministério participativo, nunca uma tarefa isolada de um excêntrico. Por outro lado, a igreja não deve ser ingênua, como muitas vezes tem se mostrado. Há missionários com boa lábia, que despertam as emoções e levam as pessoas a contribuir. Estes nem sempre têm um bom testemunho no campo. Há outros que sendo fiéis e respeitados no seu ministério são, contudo, humildes na sua apresentação e, por isso, esquecidos.

Afinal, quem é o missionário? É um ser humano vulnerável, que vive pressões muito maiores que as de cristãos que ficam em casa, e que geralmente têm muito menos estruturas de apoio. É um ser humano seriamente comprometido com o reino de Deus, disposto a abrir mão de muitos confortos, segurança e relacionamentos para obedecer ao seu chamado de amar e servir um povo diferente. É um ser humano que precisa de pessoas que procurem compreende-lo, interessar-se por seus problemas, dores, projetos, sonhos e frustrações. É um ser humano muitas vezes deslocado, desorientado, confuso, cansado, precisando de repouso, restauração de forças e amizade sincera.

(Sinopse de um artigo de Antônia Leonora van der Meer (Tonica), ex-missionária em Angola e atualmente deã e professora no Centro Evangélico de Missões - CEM, em Viçosa, MG.)

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.